Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Gilmar no velório de Pelé: "Maior símbolo e embaixador do Brasil"

Ministro do STF e santistas, Gilmar Mendes foi a primeira autoridade a chegar no velório de Pelé, na Vila Belmiro, em Santos

02/01/2023 08:49, atualizado 02/01/2023 08:55
Compartilhar notícia
Reprodução/Twitter
O ex-jogador Pelé entrega DVD com sua cine-biografia ao ministro do STF Gilmar Mendes, e ambos sorriem - Metrópoles

Santos – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi a primeira autoridade a chegar no velório de Pelé nesta segunda-feira (2/1), no estádio da Vila Belmiro, em Santos, no litoral de São Paulo.

“Como disse o Obama, era a última lenda viva. E agora a gente viu o tamanho da lenda. E o que ele representa, o maior símbolo do Brasil, o maior embaixador do Brasil. É importante que isso seja reconhecido. Fernando Henrique já disse que o Pelé marca o Brasil na modernidade”, disse Gilmar Mendes.
Gilmar no velório de Pelé: “Maior símbolo e embaixador do Brasil” - destaque galeria
6 imagens
Admiridadores de Pelé fazem fila para acompanhar velório do Rei do Futebol no estádio do Santos FC
Fã de Pelé, aposentado Antônio da Paz, de 69 anos, ficou acampado em frente a hospital onde o ex-jogador estava internado e agora aguarda abertura dos portões para o velório na Vila Belmiro, em Santos
Flores, coroas e cartões em homenagem a Pelé foram deixadas na entrada da Vila Belmiro, em Santos
Detalhe das homenagens feitas por fâs a Pelé, em frente ao estádio onde corpo dele será velado
Homenagem ao Rei do Futebol, que fez mais de 1.000 gols na carreira, em casa em frente ao estádio da Vila Belmiro, em Santos
Movimento em frente ao estádio da Vila Belmiro, na véspera do velório de Pelé
1 de 6

Movimento em frente ao estádio da Vila Belmiro, na véspera do velório de Pelé

Fábio Vieira/Metrópoles
Admiridadores de Pelé fazem fila para acompanhar velório do Rei do Futebol no estádio do Santos FC
2 de 6

Admiridadores de Pelé fazem fila para acompanhar velório do Rei do Futebol no estádio do Santos FC

Fábio Vieira/Metrópoles
Fã de Pelé, aposentado Antônio da Paz, de 69 anos, ficou acampado em frente a hospital onde o ex-jogador estava internado e agora aguarda abertura dos portões para o velório na Vila Belmiro, em Santos
3 de 6

Fã de Pelé, aposentado Antônio da Paz, de 69 anos, ficou acampado em frente a hospital onde o ex-jogador estava internado e agora aguarda abertura dos portões para o velório na Vila Belmiro, em Santos

Fábio Vieira/Metrópoles
Flores, coroas e cartões em homenagem a Pelé foram deixadas na entrada da Vila Belmiro, em Santos
4 de 6

Flores, coroas e cartões em homenagem a Pelé foram deixadas na entrada da Vila Belmiro, em Santos

Fábio Vieira/Metrópoles
Detalhe das homenagens feitas por fâs a Pelé, em frente ao estádio onde corpo dele será velado
5 de 6

Detalhe das homenagens feitas por fâs a Pelé, em frente ao estádio onde corpo dele será velado

Fábio Vieira/Metrópoles
Homenagem ao Rei do Futebol, que fez mais de 1.000 gols na carreira, em casa em frente ao estádio da Vila Belmiro, em Santos
6 de 6

Homenagem ao Rei do Futebol, que fez mais de 1.000 gols na carreira, em casa em frente ao estádio da Vila Belmiro, em Santos

Fábio Vieira/Metrópoles

Gilmar Mendes, que é torcedor do Santos — único time brasileiro no qual Pelé jogou — também lembrou de histórias com o Rei do Futebol.

“Tenho boas recordações. Lembro que depois do 7 a 1, em 2014, no Mineirão, ele me ligou e falou: ‘ministro, o que aconteceu? Me explica, o senhor que entende de futebol’. Fazendo piada. E eu respondi: ‘Não sei, rei. Mas eu me lembro, como santista, que o Santos de Pelé perdeu para o Cruzeiro de 6 a 2, também no Mineirão. E ele disse: ‘ja tinha esquecido disso'”.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Algumas autoridades estrangeiras também começam a chegar na Vila. Logo após Gilmar Mendes, uma delegação do Ministério das Relações Exteriores da Turquia também chegou ao velório, que será aberta ao público.