metropoles.com

Gestão Tarcísio mapeia fila “invisível” de cirurgias herdada de tucano

Como uma espécie de “vacina política”, gestão Tarcísio está mapeando a fila de espera para cirurgias que herdou do tucano Rodrigo Garcia

atualizado

Compartilhar notícia

Governo do Estado de São Paulo
Eleuses de Paiva
1 de 1 Eleuses de Paiva - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – Técnicos da Secretaria Estadual da Saúde estão fazendo um mapeamento em hospitais e diretorias regionais para mensurar o tamanho do que eles classificam como “fila invisível” de cirurgias eletivas que o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) herdou das gestões tucanas de João Doria e Rodrigo Garcia.

O mapeamento cumpre uma dupla função: criar uma espécie de “vacina política” com um registro oficial do quadro real encontrado na Saúde do estado e apresentar um diagnóstico ao secretário Eleuses de Paiva para que ele defina um plano de ação até o fim deste mês para atacar o problema.

Nos primeiros levantamentos, os técnicos da Saúde já encontraram casos de pacientes com diagnóstico de câncer que estão há oito meses à espera de uma cirurgia. Nesses casos, as chances de recuperação e até mesmo sobrevivência vão reduzindo com o passar do tempo.

No caso da oncologia, por exemplo, o dado oficial que o governo Tarcísio recebeu em mãos da gestão anterior foi de uma fila de 1.536 pacientes. Mas esse número é referente apenas à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, chamada Cross.

A Cross é o serviço que os diversos órgãos de saúde usam para conseguir encaminhar pacientes para tratamento especializado. Quando o paciente de um serviço municipal precisa de um atendimento com especialistas, é para a Cross que o serviço da Prefeitura pede a vaga de internação.

Ocorre que os hospitais regionais e os hospitais estaduais da capital também têm suas próprias filas para cirurgias eletivas. E, segundo integrantes da nova gestão, esses dados não eram de conhecimento da equipe de Tarcísio durante a transição de governo, feita após a eleição junto com auxiliares do ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB).

A equipe do novo secretário da Saúde, Eleuses Paiva, estuda criar uma fila única para cirurgias das especialidades mais sensíveis, que seria dividida por região e disponível para consulta pública. Além da oncologia, os serviços de cirurgias cardíacas e ortopédicas estão no foco das prioridades do novo governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?