metropoles.com

Fotos: arara-azul-de-lear nasce após Zoo de SP salvar ovo trincado

O Zoo de SP anunciou o nascimento de um filhote de arara-azul-de-lear, espécie ameaçada de extinção, após salvar ovo trincado

atualizado

Compartilhar notícia

Zoo de SP/Divulgação
Arara-azul-de-lear nasce no Zoo de SP
1 de 1 Arara-azul-de-lear nasce no Zoo de SP - Foto: Zoo de SP/Divulgação

São Paulo – O Zoológico de São Paulo (Zoo SP) anunciou nesta sexta-feira (21/4) o nascimento de um filhote de arara-azul-de-lear, espécie brasileira ameaçada de extinção, após a equipe de biólogos conseguir salvar um ovo que estava trincado.

Segundo o Zoo SP, os pais, Maria Clara e Francisco, haviam realizado a postura de três ovos. Ao acompanhar o desenvolvimento, no entanto, os biólogos perceberam que dois deles estavam quebrados e o terceiro apresentava a casca trincada.

0

Para tentar salvar o filhote de arara-azul-de-lear, o ovo foi retirado dos pais e levado para ser incubado de maneira artificial. O procedimento foi um “sucesso absoluto”, afirma o Zoo SP.

O filhotinho nasceu em fevereiro de 2023 e recebe acompanhamento especial desde então. “Ainda não é possível saber o sexo do filhote, que será verificado futuramente através de exames de DNA”, diz o zoológico.

Arara está ameaçada pelo tráfico de animais

Natural da região da caatinga na Bahia, a arara-azul-de-lear está ameaçada de extinção em razão do tráfico de animais silvestres e da destruição do seu habitat. Em 2022, a população da espécie era estimada em cerca de 2,2 mil indivíduos.

Descrita pela primeira vez em 1856, a ave vive em bando, dorme em tocas e chega a fazer deslocamentos de mais de 60 quilômetros para se alimentar. Na hora da refeição, pelo menos um indivíduo sempre fica de vigia, parado em galhos mais altos de grandes árvores.

Atualmente, a espécie faz parte do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a arara-azul-de-lear “ vem se recuperando nos últimos anos, graças às ações do seu programa de conservação”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Notificações