Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

El Niño: MPSP cobra medidas de prevenção na Baixada Santista

Ministério Público de São Paulo cobra de municípios da Baixada Santista políticas de prevenção contra fenômeno El Niño

22/06/2026 10:00, atualizado 22/06/2026 10:46
Compartilhar notícia
Reprodução/Flickr
el niño mpsp baixada santista

Com a aproximação do fenômeno de aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, o chamado El Niño, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) solicitou uma série de esclarecimentos aos municípios da região da Baixada Santista em relação às medidas de prevenção e contenção dos efeitos do episódio.

A solicitação foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público, que espera receber informações sobre os planos municipais de contingência e prevenção, realização de obras de drenagem e contenção de áreas vulneráveis, ações da Defesa Civil e possível articulação com o governo federal.

Segundo o MPSP, o acompanhamento se baseou nos alertas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) sobre “elevada possibilidade de ocorrência de um episódio de El Niño entre 2026 e 2027, com potencial para intensificar o aquecimento global e aumentar a frequência de eventos climáticos extremos”.

Especificamente para a região da Baixada Santista, a promotoria destaca a possibilidade de chuvas acima da média, aumento de riscos de alagamento em áreas baixas e próximas a canais e deslizamentos de morros e encostas habitadas de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão.

“Diante desse cenário, o Gaema recomendou aos prefeitos o reforço de sistemas de drenagem, a conclusão de obras de contenção em áreas vulneráveis, a ampliação de campanhas educativas, a criação de abrigos temporários para famílias em áreas de risco, o fortalecimento da vigilância sanitária e a integração entre setores de saúde e assistência social”, afirma o MPSP.

Em nota ao Metrópoles, a Prefeitura de Santos afirmou que a Defesa Civil da cidade já possui planos para o enfrentamento de eventos extremos e trabalha de forma integrada com os governos estadual e federal. “A prefeitura irá se manifestar no prazo estabelecido pelo órgão.”

Inverno sob influência do fenômeno

O inverno, que começou nesse domingo (21/6) e se estende até o dia 22 de setembro no Hemisfério Sul, deve ter temperaturas menos baixas do que o usual nos próximos meses, por conta dos efeitos do fenômeno El Niño, de acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o Climatempo, no Sudeste do país, o fenômeno vai influenciar o regime de chuvas, com ocorrências acima da média ao longo da estação.

O que é El Niño?

O El Niño é um fenômeno climático de aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico. Ele integra um sistema conhecido como Enos (El Niño-Oscilação Sul), responsável por influenciar os padrões de temperatura e chuva em diversas regiões do mundo.

Para um episódio de El Niño seja configurado, a temperatura da superfície do mar na região equatorial do Pacífico precisa permanecer pelo menos 0,5°C acima da média por um período prolongado. A duração do fenômeno varia e pode se estender por mais de dois anos.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters