Disputa sangrenta entre PCC e CV motivou megaoperação em SP. Entenda

Segundo o MPSP, disputa territorial deu início a um cenário de “guerra urbana” com “crimes ultraviolentos” na região de Piracicaba

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Secretaria de Segurança Pública
Imagem colorida mostra apreensões em megaoperação contra disputa de facções no interior de SP. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra apreensões em megaoperação contra disputa de facções no interior de SP. Metrópoles - Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública

A Polícia Militar (PM) e o Ministério Público de São Paulo (MPSP) realizaram uma megaoperação nesta quinta-feira (29/1) para desarticular a atuação de células do PCC e do Comando Vermelho no interior do estado. Segundo as autoridades, a disputa entre as facções está relacionada a “crimes ultraviolentos” na região.

Ao todo, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em municípios da região de Piracicaba. O objetivo é localizar armas, drogas e documentos que podem auxiliar na investigação. Ao menos três suspeitos foram presos.

Disputa sangrenta entre PCC e CV motivou megaoperação em SP. Entenda - destaque galeria
4 imagens
Disputa sangrenta entre PCC e CV motivou megaoperação em SP. Entenda - imagem 2
Megaoperação envolveu mais de 200 policiais militares e-agentes do Gaeco Piracicaba
Pm faz megaoperação contra crimes ultraviolentos no interior de São Paulo
Armas e dinheiro em espécie apreendidos em megaoperacão
1 de 4

Armas e dinheiro em espécie apreendidos em megaoperacão

Divulgação/ Polícia Militar
Disputa sangrenta entre PCC e CV motivou megaoperação em SP. Entenda - imagem 2
2 de 4

Divulgação/ Polícia Militar
Megaoperação envolveu mais de 200 policiais militares e-agentes do Gaeco Piracicaba
3 de 4

Megaoperação envolveu mais de 200 policiais militares e-agentes do Gaeco Piracicaba

Divulgação/ Polícia Militar
Pm faz megaoperação contra crimes ultraviolentos no interior de São Paulo
4 de 4

Pm faz megaoperação contra crimes ultraviolentos no interior de São Paulo

Divulgação/ Polícia Militar

Entre os alvos, estão indivíduos apontados como lideranças regionais — conhecidos dentro da estrutura das facções como “jet” — e criminosos de alta periculosidade foragidos do sistema prisional.

Conforme investigação, o conflito entre as facções criminosas escalou significativamente após o Comando Vermelho tentar ocupar pontos de venda de drogas dominados pelo PCC. A disputa, segundo o MPSP, iniciou um “estado de guerra urbana na região”.

O monitoramento policial listou uma série de crimes violentos desde 2022, incluindo execuções com o uso de fuzil, assassinatos de lideranças, carbonização de corpos e uma chacina em retaliação a mortes anteriores.


Megaoperação

  • Os mandados foram cumpridos nas cidades de Piracicaba, Rio Claro, Limeira, Santa Bárbara D’Oeste, Americana, Leme, Engenheiro Coelho e Hortolândia.
  • Em entrevista coletiva, o coronel da PM Cleotheos Sabino afirmou que todos os três presos são integrantes de facções criminosas e têm passagens por crimes como roubo, tráfico, porte de arma e lesão corporal.
  • A operação, chamada de Keravnos, envolve policiais do 10º, 19º, 36º e 37º Batalhões de Polícia Militar do Interior, além do 10º Baep. Ao todo, foram mobilizados 216 policiais militares, com apoio de 58 viaturas.
  • O nome da operação faz referência ao raio de Zeus.

Com a operação, o MPSP e a PM também esperam interromper o fluxo de ordens de execução, conhecidas como “salves”, enviadas pelas facções. A Justiça autorizou a quebra do sigilo de dados telemáticos dos aparelhos apreendidos.

Os itens serão analisados pelo Centro de Apoio à Execução (CAEx) do MPSP para auxiliar futuras denúncias criminais e a responsabilização definitiva dos envolvidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?