Desfile de escolas de samba é cancelado em cidade de SP. Saiba onde

As escolas de samba de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, não irão desfilar no Carnaval de 2026 por causa de uma ação popular

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/ Adrian Pedroso
As escolas de samba de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, não irão desfilar no Carnaval de 2026 por causa de uma ação popular - Metrópoles
1 de 1 As escolas de samba de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, não irão desfilar no Carnaval de 2026 por causa de uma ação popular - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Adrian Pedroso

O tradicional desfile das escolas de samba de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, não vai fazer parte da programação do Carnaval 2026 da cidade. Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança (LIESB), o motivo do cancelamento se deu por causa da existência de uma ação popular – movida por um cidadão – que ainda não foi julgada.

Enquanto a ação está em andamento, a Justiça impede legalmente a prefeitura de repassar a verba pública à LIESB. A Liga assegurou que a decisão não foi tomada pela própria instituição ou pela gestão municipal, tratando-se apenas de “um impedimento jurídico temporário”.

A entidade explicou que a realização do evento é dificultada pela falta de apoio da iniciativa privada e que, sem a verba pública, seria impossível realizar os desfiles com estrutura, segurança e dignidade.

O plano da Liga de Bragança é trabalhar para conseguir retomar os desfiles no Carnaval de 2027, com respeito às decisões judiciais. Também ressaltou que todas as prestações de contas foram entregues dentro do prazo legal. Em 20225, a LIESB devolveu mais de R$ 40 mil aos cofres públicos.

Reação do público

Nas redes sociais, a notícia sobre o cancelamento dos desfiles das escolas de samba foi bastante criticada. “Cadê os desfiles? A passarela foi criada para os desfiles e não vai ter?”, questionou um internauta. “Tanta dedicação, um trabalho lindo para se apresentar na avenida, alegria, cultura, meses de trabalho e faltando 20 dias para que a mágica pudesse acontecer vem um tapa na cara. Triste, mais do que triste!”, lamentou outra. “Acabou com o nosso Carnaval”, disse uma terceira.

A Prefeitura de Bragança Paulista informou que a programação do Carnaval 2026 está mantida, mesmo sem o desfile das escolas de samba. O cancelamento se deu porque “não houve repasse de subvenção pública em razão de impedimento judicial, o que inviabilizou o apoio financeiro previsto”. Segundo a pasta, o recurso municipal foi integralmente redirecionado para ações na área da saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?