metropoles.com

Defesa Civil alerta para novo temporal no litoral de São Paulo

Segundo a Defesa Civil, há previsão de chuvas intensas a partir desta terça (21/2). Valor acumulado do temporal deve chegar a 200mm

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Imagem colorida mostra Cenas de lama e destruição em São Sebastião no litoral de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Cenas de lama e destruição em São Sebastião no litoral de São Paulo - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – A Defesa Civil de São Paulo fez, nesta terça-feira (21/2), novo alerta para temporal no litoral norte paulista, castigado pelas chuvas fortes no último fim de semana.

Segundo o órgão, entre hoje e sexta-feira (24), há previsão de chuvas intensas e contínuas, com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo. No litoral norte, o volume esperado é de 200 milímetros.

“Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois pode haver risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo”, informa a Defesa Civil.

0

O mesmo volume de chuva é esperado para a Baixada Santista. Na capital, na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e no Vale do Ribeira, a previsão é de que as chuvas cheguem a 150 milímetros no perímetro.

Maior chuva da história

Segundo o governo de São Paulo, o temporal que atingiu o litoral norte no fim de semana foi o maior já registrado no Brasil. O valor acumulado foi de 682 milímetros no período.

Até o momento, o governo confirma 46 mortes e 49 desaparecidos após inundações e deslizamentos provocados pelas chuvas.

“Em 2022, Petrópolis (Rio de Janeiro) teve o acumulado de 530 milímetros de chuva em 24h. Antes, o maior índice havia sido registrado em Florianópolis (Santa Catarina), em 1991, com acumulado de 400mm em apenas um dia”, diz o governo.

Compartilhar notícia