metropoles.com

Defensoria Pública pede que Nunes retire grades da Praça da Sé

Gestão Ricardo Nunes instalou grades na Praça da Sé na semana passada para proteger canteiros; Defensoria critica falta de estudos prévios

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Funcionários da prefeitura colocam grades nos canteiros da Praça da Sé na região central de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Funcionários da prefeitura colocam grades nos canteiros da Praça da Sé na região central de São Paulo - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – A Defensoria Pública de São Paulo enviou ofício ao prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), pedindo a retirada das grades de proteção instaladas na Praça da Sé na semana passada.

O ofício é assinado por defensores dos núcleos de Habitação e Urbanismo e de Cidadania e Direitos Humanos e é endereçado também a quatro secretários municipais.

No documento, enviado nessa terça-feira (18/4), os defensores pedem que as grades sejam retirados diante da “inexistência da comprovação de sua eficiência para a diminuição de casos de violência e de desordem urbana”.

Os defensores citam também a “desproporcionalidade da medida comparada aa outras que possam ser adotadas pela municipalidade para a obtenção de tais objetivos” de reduzir os índices de criminalidade na região e conter o vandalismo.

0

O ofício lista ainda diversos pontos da Constituição que asseguram o direito à liberdade e segurança, além de um tratamento justo por parte do Estado.

Questionamentos

Além de pedir a retirada das grades, a defensoria solicitou cópia do processo administrativo da prefeitura que resultou na instalação dos equipamentos na Sé.

Os ofício traz ainda um questionário com cinco perguntas à gestão Nunes sobre o tema. O prazo para resposta é de cinco dias.

Os defensores querem saber se a adoção de alguma medida alternativa foi considerada antes da instalação das grades e se pessoas em situação de rua e usuários de drogas serão retirados dali (e, se sim, como será feita a retirada e os encaminhamentos posteriores).

O que diz a prefeitura

Por nota, a gestão Nunes informa que irá responder à defensoria e que “foi iniciado o cercamento provisório (na praça), com a instalação de gradis móveis para proteger os jardins e os locais que estão recebendo as intervenções”.

Segundo a nota, “uma parte é cercada e quando termina, outra parte passa pelo processo que vai da reforma de passeio, paisagismo, poda de árvores, lavagem da área do passeio etc.”.

A prefeitura diz ainda que as ações da Subprefeitura da Sé, em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana e com a Polícia Militar, “são precedidas de abordagens da área social, de saúde e demais procedimentos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?