metropoles.com

Covid: SP recebeu 33% das doses para vacinar bebês com comorbidades

Estado de SP recebeu 206 mil doses para vacinar contra Covid bebês com comorbidades. Governo estima que seriam necessárias 615 mil unidades

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Bebê negro tomando vacina
1 de 1 Bebê negro tomando vacina - Foto: iStock

São Paulo –  O estado de São Paulo tem apenas 33% das doses da vacina Pfizer Baby necessárias para imunizar contra Covid-19 bebês de 6 meses a 2 anos de idade com comorbidades – imunossuprimidos ou com deficiência permanente – e indígenas.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, em novembro, 206 mil unidades do único imunizante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado nessa faixa-etária.

No entanto, o órgão estima que a população de crianças de 6 meses a 2 anos no estado de São Paulo é de 1,3 milhão, sendo que cerca de 195 mil possuem pelo menos uma comorbidade.

0

Secretaria Estadual da Saúde

“Portanto, considerando a necessidade de três doses do imunizante, a pasta estadual havia solicitado ao Ministério da Saúde 615 mil doses”, afirma a Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com o governo paulista, as vacinas já foram distribuídas para todos os municípios, que são responsáveis por definir as estratégias de vacinação do público-alvo, organizar o cronograma e gerenciar os estoques.

Sem previsão

Com as 206 mil doses que já estão nas cidades paulista, será possível imunizar apenas 68 mil crianças. Assim, o estado ainda não tem previsão para receber mais unidades da vacina para proteger contra o coronavírus 127 mil bebês com comorbidades.

“A SES segue cobrando envio de novas doses para atender toda a população elegível”, destaca a pasta.

Ministério da Saúde

Atualmente, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) contra Covid-19 recomenda a vacinação para crianças de seis meses a menores de 3 anos de idade com comorbidades.

O Ministério da Saúde confirmou que foram enviadas 206,3 mil unidades da vacina pediátrica para o estado de São Paulo. No País todo, o órgão disponibilizou 1 milhão de doses do imunizante a esse público.

“As vacinas são enviadas de maneira proporcional e igualitária para todos os estados e DF”, disse o MS em nota. “A distribuição de novos lotes leva em consideração o ritmo de vacinação desse público e o avanço do número de doses aplicadas”, complementa.

Compartilhar notícia