metropoles.com

Cracolândia: comerciantes fecham lojas no centro de SP em protesto

Moradores e comerciantes do centro participam de manifestação contra permanência da Cracolândia na região

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/YouTube/Oslaim Brito
Foto colorida mostra manifestantes em protesto no centro de SP
1 de 1 Foto colorida mostra manifestantes em protesto no centro de SP - Foto: Reprodução/YouTube/Oslaim Brito

São Paulo – Comerciantes da Santa Ifigênia, tradicional rua comercial no centro de São Paulo, fecharam as portas dos estabelecimentos na manhã desta quinta-feira (10/8) em um protesto contra a permanência da Cracolândia na região. Lojistas, moradores e membros de movimentos sindicais fazem uma passeata em direção à Câmara Municipal.

Os manifestantes defendem a revitalização do centro da capital e defendem o reforço do policiamento na região. “O comércio não aguenta mais”, dizem faixas e cartazes exibidos pelos comerciantes. “Milhões de clientes com medo”, afirmam eles.

Atualmente, os dependentes químicos da Cracolândia estão concentrados em dois principais pontos do centro de São Paulo: o cruzamento entre a Rua Vitória e a Rua Conselheiro Nébias e o cruzamento entre a Rua dos Gusmões e a Avenida Rio Branco e a Rua Conselheiro Nébias. A Rua dos Gusmões é uma travessa da Rua Santa Ifigênia.

Na última sexta-feira (4/8), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse que pretende isentar de IPTU imóveis na região da Cracolândia. A proposta deve ser enviada à Câmara Municipal até o final da próxima semana. E, caso o projeto de lei seja aprovado, o benefício deverá valer para os anos de 2024 e 2025.

Sé vira quartel, Cracolândia segue o fluxo, e miséria se espalha pelo centro de SP

Em julho, a prefeitura tentou levar, com ajuda da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, os usuários de drogas concentrados no centro de São Paulo para a Ponte Estaiadinha, na região do Bom Retiro.

Eles foram conduzidos andando até o local, localizado a cerca de 3 km do ponto atual da Cracolândia. Horas depois, eles tinham retornado.

Dias depois, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que pretendia levar os dependentes químicos para o Complexo Prates, também localizado no Bom Retiro, mas voltou atrás.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?