metropoles.com

Com crime em alta, estado de SP registra um furto a cada 52 segundos

Segundo dados do governo Tarcísio de Freitas, estado de SP registrou 50.660 casos de furto em outubro; já os roubos estão em queda

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Deic
Foto colorida mostra policial se debruçando sobre celulares roubados espalhados pelo chão; número de furtos sobe em São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra policial se debruçando sobre celulares roubados espalhados pelo chão; número de furtos sobe em São Paulo - Metrópoles - Foto: Divulgação/Deic

São Paulo – Com um caso por minuto, as ocorrências de furto subiram pelo segundo mês consecutivo no estado de São Paulo. Já os registros de roubo, quando o crime é praticado com emprego de violência, voltaram a cair e chegaram à sétima melhora consecutiva no indicador.

As estatísticas criminais de São Paulo referentes ao mês de outubro de 2023 foram divulgadas nesta segunda-feira (27/11) pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). A análise já considera a revisão dos dados do ano passado promovida pela atual gestão.

Os números oficiais da Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram que a quantidade de furtos saltou de 49.288 casos, em outubro de 2022, para 50.660, no mesmo período deste ano – o equivalente a um registro a cada 52 segundos no estado. O aumento é de 2,7%. Em dez meses, esta é a sétima vez que o crime piora.

Tradicionalmente, celulares e documentos são os objetos mais furtados pelos criminosos. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais (veja acima), um taxista de São Paulo chegou a flagrar três furtos de celulares no intervalo de uma hora na Rua Frei Caneca, no centro da capital, em 22 de outubro.

Roubos

Por sua vez, o número de roubos recuou 10,2% em São Paulo. Foram 19.295 ocorrências em outubro de 2023, ante 21.501 no mesmo período do ano passado.

Entre as modalidades de assaltos, houve 3.333 roubos de veículos, 489 de carga e nenhum ataque a banco notificado. Em outubro de 2022, esses índices eram de, respectivamente, 3.982, 488 e um caso.

Uma das ocorrências foi registrada dentro da paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Limeira, no interior, no dia 30 de outubro. Na ocasião, um criminoso invadiu a igreja e rendeu uma mulher que estava sentada em um dos bancos.

As câmeras de segurança do local mostram que o bandido abordou a mulher, vasculhou a bolsa dela, levando o celular e a carteira. Na saída, ele fugiu de bicicleta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?