Cientista político fundador do PT morre afogado em SP aos 81 anos
José Álvaro Moisés, cientista político e um dos fundadores do PT, morreu nessa sexta-feira (13/2) após se afogar na praia de Itamambuca
atualizado
Compartilhar notícia

O sociólogo, cientista político e professor José Álvaro Moisés, titular de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), morreu nessa sexta-feira (13/2), aos 81 anos, após se afogar na praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
Moisés foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT).
O professor se afogou por volta de 17h40. Segundo o Grupo de Bombeiros Marítimos, ele foi encontrado inconsciente, na faixa de areia da praia de Itamambuca.
As equipes iniciaram imediatamente as manobras de reanimação cardiopulmonar ainda na praia, conforme protocolo de salvamento aquático, até a chegada da equipe médica. Após continuidade dos procedimentos avançados de reanimação, o óbito foi constatado no local pela equipe de saúde.
A Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) lamentou a morte e afirmou que José Álvaro foi uma das principais referências da Ciência Política brasileira, com contribuições fundamentais para os estudos sobre democracia, instituições políticas, cultura política e qualidade da democracia.
“Sua trajetória acadêmica, marcada pelo rigor intelectual e pelo compromisso com a vida pública, deixa um legado incontornável para a área e para gerações de pesquisadoras e pesquisadores. Neste momento de tristeza, a ABCP manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos(as), colegas e estudantes”, traz trecho da nota.
Ver esta publicação no Instagram
Quem foi José Álvaro Moisés
- José Álvaro Moisés foi um dos principais intérpretes da democracia brasileira nas últimas décadas.
- Cientista político formado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), construiu a carreira acadêmica analisando os desafios institucionais do país após a redemocratização.
- Professor titular do Departamento de Ciência Política da USP, destacou-se por estudar temas como confiança nas instituições, cultura política, participação cidadã e qualidade da democracia.
- Ele esteve entre os participantes do processo de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), no início dos anos 1980.
- Com o tempo, porém, ele se afastou do partido e seguiu carreira acadêmica, dedicando-se à análise crítica da democracia brasileira, inclusive avaliando o desempenho institucional dos próprios partidos políticos, entre eles o PT.
- À frente do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas (NUPPs/USP), coordenou estudos sobre opinião pública e governança, aproximando a produção acadêmica do debate público.
- Autor e organizador de livros e artigos sobre democracia no Brasil e na América Latina, Moisés defendia a importância do fortalecimento institucional e da participação cidadã qualificada como pilares para a consolidação democrática.
- Seu legado está na produção acadêmica e na formação de gerações de cientistas políticos que hoje ocupam espaço no debate público e na pesquisa universitária.
