Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Cidade do interior registra 8° morte de gato após castração gratuita

Oito gatos morreram, nesta semana, após passarem por castração gratuita oferecida pela prefeitura de Mogi Guaçu. Empresa foi demitida

24/09/2025 10:07
Compartilhar notícia
Reprodução/EPTV
Imagem colorida de gatos que morreram após passarem por cirurgia de castração gratuita - Metrópoles

Mais um gato morreu após passar por um serviço gratuito de castração, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. A morte do animal já é o oitavo caso investigado pela prefeitura municipal. Conforme apurado pela reportagem, as cirurgias foram realizadas no dia 13 de setembro e os felinos morreram dias após os procedimentos.

A informação foi confirmada ao Metrópoles pela prefeitura de Mogi Guaçu. A administração municipal lamentou as mortes dos gatos e informou que irá rescindir o contrato com a empresa terceirizada responsável.

A empresa foi contratada em julho deste ano e já havia realizado outras 150 operações, sem complicações, segundo a pasta. No entanto, a companhia liderou cirurgias para gatos e, dias após, oito animais morreram.

Cidade do interior registra 8° morte de gato após castração gratuita - destaque galeria
3 imagens
A empresa contratada terá o contrato suspenso pela prefeitura municipal
Alguns donos dos animais denunciaram o caso à polícia e registraram boletim de ocorrência na Delegacia Seccional de Mogi Guaçu
A prefeitura aguardo resultado da necrópsia para identificar causa da morte dos gatos
1 de 3

A prefeitura aguardo resultado da necrópsia para identificar causa da morte dos gatos

Reprodução/EPTV
A empresa contratada terá o contrato suspenso pela prefeitura municipal
2 de 3

A empresa contratada terá o contrato suspenso pela prefeitura municipal

Reprodução/EPTV
Alguns donos dos animais denunciaram o caso à polícia e registraram boletim de ocorrência na Delegacia Seccional de Mogi Guaçu
3 de 3

Alguns donos dos animais denunciaram o caso à polícia e registraram boletim de ocorrência na Delegacia Seccional de Mogi Guaçu

Reprodução/EPTV

As castrações fazem parte de uma iniciativa voltada à oferta de cirurgias gratuitas para controle de natalidade de cães e gatos no município. Outras 8 mil operações já haviam sido realizadas, sem fatalidades, ao longo dos últimos quatro anos.

Alguns donos dos animais denunciaram, durante esta semana, o caso à polícia e registraram boletim de ocorrência na Delegacia Seccional de Mogi Guaçu. Para investigar o caso, a secretaria pediu a necropsia dos animais por conta da empresa responsável, que deve ter o laudo pronto até o final da próxima semana. A terceirizada, que não teve o nome revelado, foi notificada para se apresentar nesta sexta-feira (19/9) e terá o contrato rescindido pelo ocorrido.

Além disso, a contratada também oferecerá aos tutores todo o suporte necessário, assegura a Secretaria Municipal do Bem-Estar e Defesa Animal. As castrações foram realizadas na Unidade de Atendimento e Apoio Operacional de Bem-Estar Animal 2, localizada na Rua Oscar Cândido Rodrigues, no Jardim Alvorada, em Mogi Guaçu, considerada estruturada para esse tipo de procedimento.

“A Secretaria reitera que seguirá acompanhando o caso de perto – e apurando os fatos com absoluto rigor”, concluiu a administração.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters