Butantan se manifesta sobre suspensão de vacina da dengue após mortes suspeitas

O Instituto foi o responsável pelo desenvolvimento do imunizante. Suspensão foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta segunda (8/6)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Instituto Butantan
Imagem colorida mostra fachada do Instituto Butantan, local de produção da vacina, que tem longa escadaria, dois corrimões e o nome do instituto escrito em placa - metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra fachada do Instituto Butantan, local de produção da vacina, que tem longa escadaria, dois corrimões e o nome do instituto escrito em placa - metrópoles - Foto: Divulgação/Instituto Butantan

O Instituto Butantan se posicionou sobre as suspensões temporária e preventiva da vacinação contra a dengue com o imunizante desenvolvido pelo instituto. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (8/6) pelo Ministério da Saúde após o registro de 42 casos de reações adversas consideradas graves. Entre as ocorrências registradas três foram classificadas como casos graves, sendo duas mortes em investigação.

Em nota, o instituto afirmou que “mantém seu compromisso e rigor absolutos com a ciência e a saúde da população e irá seguir trabalhando para apoiar o Ministério da Saúde e a Anvisa, fornecendo todas as informações disponíveis sobre a vacina”. O Butantan ainda afirmou que a vacina teve eficácia global de 79,6% e 89% contra dengue grave em estudo publicado em revista científica internacional.

Segundo no Butantan, nos três municípios onde houve vacinação em massa da população – Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) — o acompanhamento de farmacovigilância se mostrou positivo, sem casos importantes de reação adversa na população.

Os três municípios foram escolhidos para participar da vacinação-piloto e começaram a aplicar o imunizante em janeiro deste ano. Os resultados da imunização seriam acompanhados durante um ano com o monitoramento de eventuais efeitos adversos raros após a imunização. Uma metodologia semelhante já foi adotada em Botucatu na avaliação da efetividade da vacina contra a Covid-19.

Veja a nota na íntegra

O Instituto Butantan informa que, seguindo orientação do Ministério da Saúde e da Anvisa, a vacinação contra a dengue será, de maneira preventiva, temporariamente interrompida para reavaliação da estratégia vacinal.

No momento, profissionais de saúde estavam sendo vacinados. A orientação ocorre em razão de alguns casos de reação adversa detectados, três deles com sinal de gravidade, em um universo de aproximadamente 500 mil vacinados, que podem ou não estar relacionados à vacinação. A medida visa garantir a segurança da população nas próximas etapas da vacinação.

O Instituto Butantan mantém seu compromisso e rigor absolutos com a ciência e a saúde da população e irá seguir trabalhando para apoiar o Ministério da Saúde e a Anvisa, fornecendo todas as informações disponíveis sobre a vacina, realizando novos estudos e acompanhando o trabalho de farmacovigilância dos vacinados. Cabe ressaltar que a vacina teve eficácia global de 79,6% e 89% contra dengue grave em estudo publicado em revista científica internacional. Nos três municípios onde houve vacinação em massa da população – Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), o acompanhamento de farmacovigilância se mostrou positivo, sem casos importantes de reação adversa na população.

O Instituto Butantan, como já demonstrado em casos recentes, seguirá trabalhando com o mais absoluto rigor para aprofundar as informações sobre o uso da vacina para que, em se confirmando sua segurança, a vacinação possa ser retomada em breve, com toda a tranquilidade para a população atendida pelo SUS. O Instituto Butantan reafirma seu compromisso de entregar produtos seguros e eficazes para enfrentamento de problemas de saúde pública brasileira pelo SUS.


 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações