metropoles.com

Brigada indígena e trabalho na madrugada: o combate ao fogo no Jaraguá

Brigadistas indígenas se uniram às equipes do parque e do Corpo de Bombeiros para controlar fogo no Pico do Jaraguá; ninguém ficou ferido

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Redes Sociais
imagem colorida mostra incêndio no parque do jaragua - metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra incêndio no parque do jaragua - metrópoles - Foto: Reprodução / Redes Sociais

São Paulo O incêndio que atingiu o Parque Estadual do Jaraguá, na zona norte de São Paulo, na noite desse sábado (28/4) foi apagado após um trabalho conjunto entre equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas do parque e indígenas das aldeias da região.

O arquiteto Thiago Karai Djekupe, da aldeia Tekoa Yvy Porã, conta que as chamas se alastraram por alguns quilômetros e persistiram até a madrugada.

“A gente se juntou com a brigada do Parque Estadual e conseguimos conter o fogo às 4 horas”, conta Thiago. “Agora a gente está bem”.

Imagens gravadas pela brigadista indígena Sonia Barbosa mostram o fogo avançando pelo morro. Assista:

 

“A gente estava bem nesse meio onde está a labareda maior, só que não deu tempo. O fogo começou a apertar e a gente teve que sair”, diz a brigadista. Em outro vídeo, Sonia registra o momento em que precisa se afastar do local por causa das chamas: “Está muito perigoso, eu vou descer. Está muito bravo”.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, o fogo começou na Trilha do Pai Zé, que dá acesso ao Pico do Jaraguá e tem trechos de Mata Atlântica e Cerrado. O Corpo de Bombeiros foi chamado às 20h55 e enviou duas equipes ao local.

“Devido às condições climáticas favoráveis à propagação, temperatura alta, vento, topografia acidentada e vegetação muito seca de altitude, o fogo se propagou rapidamente. As causas do incêndio estão sendo apuradas e a extensão da área atingida será mensurada amanhã, com o uso de drone”, afirma a nota.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido e o parque funcionou normalmente na manhã deste domingo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?