metropoles.com

Alunos fazem abaixo-assinado contra retorno de Janaína Paschoal à USP

Estudantes de Direito da USP se manifestam contra o retorno de Janaína Paschoal, professora licenciada, após o fim de seu mandato na Alesp

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
janaína paschoal 4
1 de 1 janaína paschoal 4 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo – Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) prepararam um abaixo-assinado contra o retorno da deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB-SP) ao quadro de docentes da instituição.

“Consideramos que Janaína Paschoal tem dado uma contribuição indecente para o país. Foi a responsável por fundamentar juridicamente o processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff e, em 2018, apoiou e surfou a onda bolsonarista para alcançar um mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo”, diz o texto.

Professora da universidade, Janaína se licenciou para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), após a eleição de 2018, na qual recebeu mais de 1 milhão de votos. Ela não conseguiu se eleger ao Senado em 2022 e já manifestou interesse em voltar a lecionar depois do fim do seu mandato, em março deste ano.

Bolsonarismo

O abaixo-assinado foi elaborado pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, que afirmou ter recebido com “perturbação” a notícia de que Janaína quer retornar à USP.

A agremiação diz que, enquanto apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a deputada foi uma das poucas docentes a não assinar a carta pela democracia, lida no ano passado no Largo São Francisco, onde fica a faculdade de Direito, durante a campanha eleitoral.

“Desde que se tornou uma das lideranças e a principal fiadora jurídica da extrema-direita, Janaína abandonou os valores democráticos que devem permear as salas de aula da principal instituição de ensino jurídico do país”, diz o texto.

O grupo finaliza o abaixo-assinado com a seguinte frase: “As nossas salas de aula se tornaram grandes demais para você”.

Procurada pelo Metrópoles, Janaína afirmou que seu eventual retorno à instituição colabora com a pluralidade de visões necessária a uma universidade.

“Entendo que será muito salutar para a comunidade franciscana voltar a conviver com a divergência. A sociedade é plural. Por conseguinte, o ambiente universitário também precisa ser”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?