SOS: entenda a diferença entre água micelar e tônico

Muitas pessoas não imaginam, mas a água micelar e o tônico são produtos com composição e indicações diferentes

atualizado 22/10/2019 22:35

Getty Images

A limpeza da pele é o primeiro e, sem dúvidas, um dos passos mais importantes de uma rotina de cuidados do rosto. O ritual de limpeza protege contra a oleosidade excessiva, obstrução dos poros, formação de acne, além de contribuir para uma pele mais luminosa e hidratada.

Porém, é importante saber que uma limpeza bem feita vai muito além da lavagem com água e sabonetes específicos para o rosto. Após esse passo, é normal que ainda restem alguns resíduos e vestígios de sujeira.

Por isso, é importante finalizar a limpeza com uma água micelar e/ou um tônico. Mas, você sabe qual a diferença entre esses dois produtos?

Muitas pessoas não imaginam, mas a água micelar e o tônico são produtos com composição e indicações diferentes.

Apesar de ambos regularem o pH da pele (que fica desequilibrado após a lavagem), terem a função de limpar profundamente o rosto e retirar as impurezas, existem peculiaridades que os tornam diferentes e, muitas vezes, complementares.

Água micelar: limpeza suave da pele

É um produto multifuncional que remove os resíduos da pele, sem agredi-la, por meio de micelas, glóbulos que absorvem as impurezas como uma espécie de esponja. Não há álcool, nem conservantes ou agentes químicos em sua composição, o que a torna menos agressiva à pele. É por isso que esse produto é indicado para todos os tipos de pele, incluindo as mais sensíveis.

A água micelar pode ser usada no lugar do demaquilante, por ser capaz de remover maquiagens leves, sem arder e sem precisar de enxágue.

Além da limpeza, a água micelar entrega um efeito hidratado e luminoso à pele.

Veja algumas opções:

Publicidade do parceiro Metrópoles
0
Tônico: limpeza profunda e controle da oleosidade

Além de limpar profundamente a pele, o tônico é mais voltado à redução da oleosidade e da produção de sebo e, por isso, é importante no controle das acnes.

Os tônicos recebem álcool e substâncias adstringentes em sua composição, o que o torna um pouco mais agressivo, não indicado para peles muito sensíveis, por exemplo. Por outro lado, é ideal para peles mistas a oleosas.

Algumas alternativas do mercado:

Publicidade do parceiro Metrópoles
0
Conclusão?

As principais diferenças entre os dois produtos é que a solução micelar remove as impurezas sem irritar ou agredir a pele, sendo a mais indicada para quem tem peles sensíveis e podendo ser usada para remover maquiagem. A água micelar deixa a pele luminosa e hidratada.

Já o tônico trata a pele, deixando-a mais sequinha ao auxiliar no tratamento da oleosidade e, consequentemente, no controle de acnes, removendo os resíduos e impurezas acumuladas nos poros.

Mais lidas
Últimas notícias