Metrópoles completa 4 anos entregando conteúdo a 45 milhões de usuários

Produzimos, em média, 180 matérias por dia sobre os mais variados assuntos. Funcionamos como um supermercado de notícias 24 horas

Rafaela Felicciano/MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 09/09/2019 9:00

No final da manhã de 8 de setembro de 2015, fazíamos os últimos ajustes para levar ao ar o site Metrópoles. Nascimentos são sempre cercados de ansiedade, dúvidas e emoção.

Há quatro anos, quando fazer jornalismo na internet era uma novidade ainda mais desafiadora do que é hoje, nós aceitamos a provocação e demos vida a um site de notícias criado do zero: equipe, marca, design, pautas, linha editorial.

Como seria lidar com a missão diária de produzir notícia em uma plataforma que não tem hora para abrir nem para fechar? Em que uma história pode ser contada com o rigor de um documentário ou com a velocidade de uma frase? Onde a logística de distribuição não é física, mas tem a ver com entregar o mesmo conteúdo embrulhado em papéis que ornem com o público de cada rede social? Acreditem, há diferenças notáveis.

Como ocorre com pais de primeira viagem, que esperam por um bebê muito querido, mas não sabem exatamente o que lhes aguarda na criação de um filho, as respostas vêm com o tempo.

Quatro anos desde o lançamento do Metrópoles, este projeto se desenvolve com muito vigor e nos surpreende a cada dia. Em um ambiente ainda tateado pelos publishers tradicionais – que, como escrevera Leão Serva, enfrentam a desintegração dos jornais de papel e o desafio de uma transição para o digital –, encontramos nosso espaço.

Produzimos, em média, 180 matérias por dia sobre os mais variados assuntos. Funcionamos como um supermercado de notícias 24 horas. A diferença é que nosso consumidor enche o carrinho com os produtos dispostos em nossas prateleiras, mas não tem de passar pelo caixa.

Neste ainda incipiente mundo novo do jornalismo digital, não existe o certo ou o errado. Há diferentes modelos sendo experimentados. Nossa aposta de produzir conteúdo com enfoque na cobertura da capital federal, observando a cidade e o centro de poder que ela abriga, mostrou-se sustentável.

Fechamos o mês de agosto, segundo dados do Google Analytics, com 45,4 milhões (1,5 milhão por dia) de usuários que consumiram 258,2 milhões de páginas do Metrópoles. Esse volume de acesso nos colocou entre os 10 sites (9º lugar) mais acessados do país, de acordo com o Alexa, ranking produzido pela Amazon.

O aumento crescente da audiência, com leitores agregados de todas as partes do Brasil, sinalizou que era hora de uma nova rodada de investimentos. Coincidindo com o aniversário de quatro anos do Metrópoles, iniciamos este novo ciclo com novidades para sempre melhor atender ao nosso leitor.

Inauguramos novas seções (esportes, saúde e pets), colunas (vinhos, beleza e dicas de estudo para os vestibulandos) e áreas de cobertura. Uma de nossas investidas foi a criação recente de uma editoria toda dedicada à produção de jornalismo de dados, o (M)Dados.

A equipe que trabalhará na prospecção, análise e no cruzamento de grande volume de informações inclui repórter com formação e especialização em ciência da computação o que, embora seja uma necessidade, ainda é raro no mercado.

Atualmente, a equipe do Metrópoles soma quase 200 profissionais e colaboradores do projeto. E o time vai crescer até o final do ano. Nossos planos passam por um reforço importante das equipes de Brasil e Política no sentido de consolidar o que sempre foi uma meta: cobrir excepcionalmente bem Brasília como cidade e também na qualidade de centro de poder do país.

E como notícia boa nunca é demais, a Rádio Metrópoles, que acompanhou o crescimento do site e subiu 10 posições no ranking do Ibope no período de apenas um ano, vai ganhar sede nova.

Até 2020, o estúdio da Metrópoles FM ocupará um andar do prédio onde funciona o painel de LED Metrópoles, no Setor Bancário Sul. Mais um empreendimento pioneiro que nos dá um imenso orgulho de fazer parte desta história que só está começando. Vida longa ao Metrópoles!

Lilian Tahan é jornalista e diretora-executiva do Metrópoles

Últimas notícias