Dia das Mães: momento de refletir sobre a sua importância na sociedade

A força do Brasil está na família e na perpetuação do conhecimento, da ética e da moral

Hugo Barreto/MetrópolesHugo Barreto/Metrópoles

atualizado 12/05/2019 8:52

Mães são verdadeiros anjos na Terra, que Deus enviou para transformar vidas e ensinar o amor. São mulheres que receberam a graça de gerar alguém no útero e/ou no coração, além de possuírem o dom de unir famílias, cuidar, ensinar.

Sejam indígenas, quilombolas, ciganas, negras, com deficiência, ribeirinhas, cristãs, de matriz africana e todas as outras nesse país tão rico e diversificado. A todas as mães, meu abraço, respeito e gratidão.

Meus agradecimentos são por contribuírem de forma grandiosa para a nossa sociedade. A força do Brasil está na família e na perpetuação do conhecimento, da ética, da moral. Quando as famílias estão bem, o país cresce, e as mães são essenciais neste processo.

Neste contexto, destaco que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) também desenvolve políticas públicas voltadas às mães, além das crianças e adolescentes, juventude, pessoas idosas e outros segmentos. São os vínculos familiares que estão no nosso foco.

Para além de gestora pública, ressalto que muito me orgulha o fato de ter uma filha indígena, com a qual Deus me presentou. Ela nasceu no meu coração. Ela é uma dádiva que trouxe e traz um novo sentido à minha vida.

Em uma data que serve para homenagearmos a todas que aceitaram a responsabilidade, o compromisso e a bênção da maternidade, chamo a atenção para o fato de que o Governo Bolsonaro valoriza todas as mulheres.

Durante esta gestão, podem ter certeza que vamos contribuir de forma extraordinária para fazermos um novo país. Um Brasil diferente, de oportunidades e esperança, que acolhe quem lhe pertence e dá voz ao público feminino.

Diante do nosso compromisso, aproveito para ressaltar que o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) é uma alternativa para a mulher que enfrenta violências, maus-tratos, torturas psicológicas e físicas, entre outras desumanidades no âmbito do lar. Por meio de ligação gratuita ou do aplicativo Proteja Brasil, as denúncias podem ser realizadas e encaminhadas aos órgãos competentes. Deixe-nos ajudá-las. Contem conosco.

Voltando ao sentido festivo da data, desejo a todas as mães do Brasil um dia abençoado e muito feliz. Desejo também, do fundo do meu coração, que as políticas públicas cheguem para todas, por mais remoto que seja o local onde estejam.

Continuem nessa garra e coragem, pois eu sei que mães são alicerces, colo, carinho, abraço, ensino e amor.

Parabéns a todas as mães!

Damares Alves
Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Últimas notícias