metropoles.com

Unctad aumenta projeção para o PIB do Brasil e vê alta de 3,3% em 2023

A revisão para cima do PIB do Brasil é a segunda maior entre todos os países avaliados pela organização, só ficando atrás da Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida de uma moeda de real em um quadro. Abaixo dela, forma-se a sigla "PIB", referente a Produto Interno Bruto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de uma moeda de real em um quadro. Abaixo dela, forma-se a sigla "PIB", referente a Produto Interno Bruto - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) elevou a sua estimativa para o crescimento da economia brasileira em 2023.

De acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira (4/10), o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve fechar este ano com uma alta de 3,3%. A nova projeção é mais do que três vezes superior à anterior, de 0,9%.

A revisão para cima do PIB do Brasil é a segunda maior entre todos os países avaliados pela organização – só fica atrás da Rússia, cuja projeção para o PIB passou de -0,6% para 2,2% em 2023.

Para 2024, segundo a Unctad, a economia do Brasil deve registrar uma expansão de 2,3%, ligeiramente abaixo da média mundial (2,5%).

De acordo com a instituição, os Estados Unidos, maior economia do mundo, devem crescer 2% em 2023 – 1,1 ponto percentual acima da projeção anterior. Em 2024, o país deve avançar 1,9%, diz a Unctad.

OCDE também havia subido estimativa para o PIB do Brasil

Há duas semanas, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também havia subido sua projeção para o PIB do Brasil em 2023, de 1,7% para 3,2%.

Para 2024, a instituição revisou para cima a projeção para o PIB do Brasil, de 1,2% para 1,7%.

No segundo trimestre de 2023, o PIB do Brasil surpreendeu positivamente e teve crescimento de 0,9%, na comparação com o trimestre anterior. No primeiro trimestre, a alta foi de 1,8%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?