metropoles.com

Twitter restaura mecanismo de prevenção a suicídios

Retirada do recurso havia sido noticiada pela Reuters, na sexta (25/12). Ordem da exclusão teria partido do bilionário Elon Musk

atualizado

Compartilhar notícia

Dimitrios Kambouris/Getty Images for The Met Museum/Vogue
Imagem de Elon Musk, novo dono do Twitter, sorrindo durante o MET Gala - Metrópoles
1 de 1 Imagem de Elon Musk, novo dono do Twitter, sorrindo durante o MET Gala - Metrópoles - Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images for The Met Museum/Vogue

O Twitter informou que restaurou neste sábado (24/12) uma ferramenta de prevenção a suicídios, além de outros recursos de segurança para usuários, que havia sido desativada na sexta-feira (23/12). A informação foi divulgada pela Reuters. De acordo com fontes ouvidas pela agência de notícias, foi o bilionário Elon Musk, o dono da rede social, que determinara a exclusão do recurso do sistema.

A ferramenta #ThereIsHelp é usada para exibir, no topo de resultados de buscas específicas, contatos de organizações de apoio à saúde mental. Isso além de informações relacionadas a vacinas, exploração infantil, Covid-19, violência de gênero, desastres naturais e liberdade de expressão.

Após a publicação da reportagem sobre o sumiço do mecanismo, a chefe da área de Confiança e Segurança do Twitter, Ella Irwin, confirmou a remoção, mas a classificou como momentânea. “Estamos consertando e renovando nossos ‘prompts’ [mecanismos de programação]. Eles foram temporariamente removidos enquanto fazemos isso”, disse Irwin, em e-mail enviado à agência de notícias. “Esperamos tê-los de volta na próxima semana.”

Cerca de 15 horas depois da veiculação da reportagem inicial da Reuters, Musk, que inicialmente não respondera aos pedidos de comentários, escreveu no Twitter: “Falso, ainda está lá”, disse, referindo-se ao dispositivo. Em resposta às críticas dos usuários da rede pela exclusão da ferramenta, ainda que momentânea, ele afirmou: “O Twitter não previne o suicídio.”

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?