metropoles.com

Total de empresas inadimplentes bate recorde no Brasil

Em fevereiro, 6,5 milhões de companhias estavam negativadas, cada uma com, em média, sete dívidas. Número é o maior desde 2016

atualizado

Compartilhar notícia

No total, 6,5 milhões de empresas estavam inadimplentes em todo o país, em fevereiro. O número consta da pesquisa mensal realizada pela Serasa Experian e foi o maior da série histórica, iniciada em janeiro de 2016. As dívidas totalizaram o valor de R$ 112,9 bilhões. Em média, cada dessas companhias têm sete dívidas vencidas.

A maior parte das empresas da lista pertence ao setor de serviços. Elas representam 53,8% do total. Na sequência, estão o “comércio” (37,3%), a “indústria” (7,7%), o “setor primário” (0,8%) e “outros” (0,4%), que inclui a área financeira e o terceiro setor.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, há uma relação direta entra a curva de inadimplência das empresas e a verificada entre as pessoas. “Mesmo que existam oscilações positivas e alguns empreendedores consigam quitar suas dívidas, a melhoria contínua da inadimplência dos empreendimentos depende muito dos consumidores”, diz Rabi.

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que a inadimplência entre consumidores também cresceu em fevereiro de 2023. Ela atingiu 65,45 milhões de brasileiros. Isso significa que quatro em cada dez adultos (40,28%) estavam negativados nesse mês. O volume de consumidores com contas atrasadas cresceu 7,49% em relação ao mesmo período de 2022.

No caso das empresas, em fevereiro do ano passado, cerca de 6 milhões de firmas estavam inadimplentes. Esse número cresceu ao longo de todo o ano passado, atingindo 6,4 milhões em dezembro de 2022. Ele permaneceu nesse patamar em janeiro, subindo para 6,5 milhões em fevereiro.

Na análise por estados, o problema mostrou-se maior em São Paulo, com mais de 2 milhões de companhias negativadas. Minas Gerais ficou em segundo lugar, com 627 mil casos, quase um terço do total paulista, seguido pelo Rio de Janeiro (585 mil), Paraná (411 mil) e Rio Grande do Sul (360,8 mil).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?