metropoles.com

Flopou? Threads, rival do Twitter, tem queda de 80% na audiência

O entusiasmo pelo Threads perdeu força e o número de usuários ativos no Android caiu para 11 milhões, segundo a Similarweb

atualizado

Compartilhar notícia

Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images
Threads, rival do Twitter
1 de 1 Threads, rival do Twitter - Foto: Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images

O Threads, aplicativo rival do Twitter (atual X), tem visto o número de acessos despencar após o primeiro mês de lançamento. O app foi anunciado pela Meta (dona de Instagram, Facebook e WhatsApp) no início de julho e havia atingido 100 milhões de usuários só nos primeiros cinco dias.

Fazer as pessoas voltarem à plataforma, no entanto, tem sido outra história. O número de usuários ativos nas últimas três semanas acumula queda de quase 80%, segundo dados da empresa de audiência Similarweb obtidos pelo jornal britânico Financial Times. A Meta não divulga oficialmente os dados.

Os números da Similarweb são referentes somente aos acessos com o sistema operacional Android, mas dão dimensão do tamanho do desafio para a nova rede social de Mark Zuckerberg. No período, o total de usuários ativos contabilizados com Android caiu de 49 milhões para 11 milhões.

Já o Twitter tinha pouco mais de 107 milhões de usuários ativos no Android no mesmo período, ainda segundo a Similarweb.

Quando lançado, o Threads foi descrito pela Meta como um lugar “onde as comunidades se reúnem para discutir tudo, dos tópicos de seu interesse hoje até o que será tendência amanhã”.

Como vantagem, o app teve nos primeiros dias o fácil acesso com o mesmo perfil do Instagram, que tem 2 bilhões de usuários e ajudou em parte da chuva de cadastros no Threads.

Passado o entusiasmo inicial, porém, o Threads tem tido dificuldade em se manter no centro das atenções e garantir engajamento dos usuários que se registraram inicialmente.

Crise no Twitter

O Threads foi lançado em momento de transição no Twitter, que vive debandada de anunciantes e críticas à gestão do bilionário Elon Musk, que comprou a rede social no ano passado.

Desde a sua criação, o Twitter sempre sofreu com menor número de usuários e anunciantes do que os rivais da Meta, mas a companhia vive uma guinada e virou alvo de novos questionamentos desde que foi adquirida por Musk.

Estima-se que a rede tenha perdido 60% do valor de mercado desde a compra. Nas últimas semanas, além de mudanças na estrutura da plataforma, Musk mudou ainda o nome da rede social de Twitter para X e abandonou o clássico logotipo do passarinho azul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?