metropoles.com

Sindicato de petroleiros divulga nota de apoio à indicação de Prates

Em nota, Federação Única dos Petroleiros (FUP) afirma que indicação de Jean Paul Prates é o “início de uma nova era” na Petrobras

atualizado

Compartilhar notícia

Jefferson Rudy/Agência Senado
Imagem colorida mostra Jean Paul Prates, de terno e lendo um documento no Congresso. Senador é cotado para assumir a Petrobras - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Jean Paul Prates, de terno e lendo um documento no Congresso. Senador é cotado para assumir a Petrobras - Metrópoles - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Federação Única dos Petroleiros (FUP), principal organização sindical do setor, divulgou uma nota nesta quinta-feira (26/1) em apoio à indicação do ex-senador Jean Paul Prates (PT-RN) à presidência da companhia.

No texto, o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, afirma que “a aprovação de Jean Paul Prates para a presidência da Petrobras representa o início de uma nova era em direção ao crescimento e à retomada do papel da empresa como indutora do desenvolvimento econômico e social do país”.

A nota diz ainda que o novo comandante da empresa, escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “vem participando das lutas em defesa da Petrobras, além de ter uma visão crítica sobre o Preço de Paridade de Importação (PPI), implementado no governo de Michel Temer, em outubro de 2016”.

A paridade internacional para os preços dos combustíveis passou a ser adotada em 2016, no governo de Michel Temer (MDB), que sucedeu Dilma Rousseff após o impeachment da petista. Até então, quem definia os preços era o governo. Para conter a inflação, a Petrobras vendia gasolina e diesel a preços abaixo do mercado.

Prates foi relator do Projeto de Lei 1.472/2021, que estipulava a criação de um fundo de estabilização dos preços dos combustíveis, a ser financiado pelos dividendos e participações do governo na produção de petróleo.

Segundo Bacelar – que integrou, ao lado de Prates, o grupo de trabalho do setor de Minas e Energia durante o governo de transição –, a indicação é “mais uma demonstração do compromisso do governo com o povo brasileiro e a soberania nacional”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?