metropoles.com

Safra recorde de grãos deve bater mais de 300 milhões de toneladas

Caso projeção do IBGE para a safra se confirme, o resultado corresponderá a 38,8 milhões de toneladas a mais do que o desempenho de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
trigo grão agricultura agronegócio
1 de 1 trigo grão agricultura agronegócio - Foto: Pixabay

A safra agrícola de grãos deve bater recorde em 2023 e superar 302 milhões de toneladas. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Caso se confirme, o resultado corresponderá a 38,8 milhões de toneladas a mais do que o desempenho de 2022 (uma alta de 14,7%).

Na comparação com o levantamento de dezembro, o avanço na estimativa para a safra deste ano é de 1,9% (5,7 milhões de toneladas a mais).

Ainda segundo o IBGE, os produtores brasileiros devem semear 75,8 milhões de hectares na safra de 2023 – um aumento de 3,5% na comparação com o ano passado (ou 2,6 milhões de hectares).

Produção de café

Em relação à produção brasileira de café, o levantamento do IBGE projeta 55,3 milhões de sacas de 60kg, o que significaria um crescimento de 5,7% na comparação anual.

A produção de café arábica deve ser de 38,6 milhões de sacas (alta de 13,7% em relação a 2022), enquanto a safra de café canéfora (robusta e conilon) foi estimada em 16,8 milhões de sacas (queda de 8,9%).

A estimativa do IBGE para a safra de café é superior à projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 54,9 milhões de sacas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?