Respiro? Dólar na Argentina tem 1ª queda no mês e vai a 760 pesos
Apesar da queda de 2%, dólar argentino segue mais de 25% acima do que estava há uma semana, antes das prévias eleitorais

O dólar blue, cotação paralela da moeda na Argentina, teve sua primeira baixa do mês de agosto nesta quinta-feira (17/8) e interrompeu uma sequência de dez altas seguidas.
A cotação do dólar era de 760 pesos argentinos às 17h, uma queda de 2,6% em relação ao dia anterior. Na véspera, o dólar blue havia atingido novo recorde, acima de 790 pesos.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasApesar da queda nesta quinta-feira, o dólar na cotação paralela já acumula altas acima de 25% desde as vésperas das primárias eleitorais, realizadas no domingo (13/8) e que intensificaram a volatilidade nos mercados argentinos.
O valor do dólar blue é mais próximo do usado nas transações entre os cidadãos e costuma ter variações mais fortes do que o dólar oficial. Nesta quinta-feira, o dólar oficial era cotado na metade do valor do blue, em pouco mais de 360 pesos.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesEleições na Argentina
Nas primárias argentinas realizadas no domingo (13/8), a votação terminou com liderança do candidato de direita Javier Milei, frequentemente comparado ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O primeiro turno da eleição argentina ocorre em outubro.
Além de Milei, o ministro da Economia argentino, Sergio Massa, é candidato pelo bloco peronista, de esquerda e representante do atual governo no poder. Já Patricia Bullrich representa a direita tradicional, ligada ao ex-presidente Mauricio Macri e que tem perdido espaço para Milei na oposição.



