Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Negócios

Presidente do Itaú se pronuncia sobre pane e pede desculpas a clientes

O presidente do Itaú, Milton Maluhy, disse que falha no aplicativo foi evento "pontual". "Tiramos a lição para que não se repita", disse

08/08/2023 16:38, atualizado 10/08/2023 11:28
Compartilhar notícia
Divulgação
Imagem de Milton Maluhy, presidente do Itaú, de camisa social azul - Metrópoles

O presidente do Itaú, Milton Maluhy, se pronunciou nesta terça-feira (8/8) sobre a pane técnica que atingiu o banco na véspera e afirmou que a falha foi um “evento pontual”.

Ao longo de toda a segunda-feira (7/8), aplicativo e site do Itaú ficaram fora do ar e impediram o acesso e transações de clientes.

Em fala durante a apresentação dos resultados do segundo trimestre, Maluhy pediu desculpas a clientes e disse que a normalização do sistema levou mais tempo do que o esperado.

Segundo o executivo, a falha foi causada por um problema “com uma aplicação interna” que afetou outras frentes.

“A gente sai chateado e pede desculpas aos clientes, mas eventos acontecem. Tiramos a lição para que isso não se repita novamente. Foi algo indesejado, mas muito específico e interno”, disse Maluhy.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Falhas em aplicativos de bancos e outras empresas ocorrem com frequência e não costumam levar presidentes a se pronunciarem. Mas a demora na normalização no caso do Itaú na segunda-feira (7/8) fez o caso ter ampla repercussão.

Nas redes sociais, clientes afirmaram que a falha gerou prejuízos por ter ocorrido de forma duradoura e no quinto dia útil do mês, perto do vencimento de contas.

Antes da fala de Maluhy, o Itaú já havia se pronunciado em uma série de atualizações nas redes sociais e em e-mails pessoais a clientes. Ao Metrópoles, o banco confirmou na tarde de segunda-feira a instabilidade nos sistemas e pediu “desculpas aos clientes pelo inconveniente”.

Lucro do Itaú no trimestre

O Itaú divulgou nesta segunda-feira, após o fechamento do mercado, lucro de R$ 8,7 bilhões no segundo trimestre, entre abril e junho. O resultado representa crescimento de 13,9% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

O resultado ficou acima do obtido pelo concorrente Bradesco, segundo maior banco privado atrás do Itaú e que registrou lucro de R$ 4,5 bilhões. Já o Santander teve lucro de quase R$ 2,3 bilhões no período.