metropoles.com

Picanha cai e antibiótico sobe; veja o que pesou na inflação de abril

Remédios e alimentos foram os itens que mais contribuíram para elevação de 0,38% do IPCA. Mas, nesses grupos, há grandes variações de preços

atualizado

Compartilhar notícia

Guia da Cozinha/ Reprodução
Picanha brasileira na chapa com dentes de alho - Metrópoles
1 de 1 Picanha brasileira na chapa com dentes de alho - Metrópoles - Foto: Guia da Cozinha/ Reprodução

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, registrou alta de 0,38% em abril, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (10/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os medicamentos e os alimentos puxaram o aumento. Mas, dentro desses grupos, houve variações expressivas de preços.

A área de “Saúde e cuidados pessoais” foi a maior responsável pelo avanço da inflação no mês passado, com peso de 1,16%. Os antibióticos, por exemplo, subiram 4,19% em abril e 6,91% no acumulado dos últimos 12 meses. Os serviços de fisioterapia registraram alta mensal de 4,20% e anual de 4,53%.

De acordo com o IBGE, o segmento de saúde foi impactado pelo aumento dos preços dos produtos farmacêuticos (2,84%), em decorrência do reajuste de até 4,5% autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) a partir de 31 de março.

No caso dos alimentos e bebidas, que contribuíram com uma parcela de 0,70% do IPCA de abril, saltos expressivos foram registrados por produtos como pimentão (25,18%), mamão (22,76%), cebola (15,63%), tomate (14,09%) e café moído (3,08%). 

Carnes em queda

Em contrapartida, o preço da maior parte das carnes bovinas caiu no mês passado, mantendo a tendência registrada no ano. O filé mignon, por exemplo, registrou baixa de 4,83% em abril e de 10,81% nos últimos 12 meses. A picanha diminuiu 4,20% na comparação mensal e 11,35% na anual. A queda, contudo, não foi acompanhada pela cerveja que registrou alta de 0,71% no mês passado e de 3,80% em 12 meses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?