metropoles.com

Após IPCA de abril, Tebet defende manter inflação perto da meta de 3%

IPCA, que mede a inflação oficial do país, registrou alta de 0,38% em abril, segundo divulgação do IBGE nesta sexta-feira (10/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Edilson Rodrigues/Agência Senado
taxa Imagem colorida da ministra do Planejamento, Simone Tebet gastos públicos - Metrópoles
1 de 1 taxa Imagem colorida da ministra do Planejamento, Simone Tebet gastos públicos - Metrópoles - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, registrar alta de 0,38% em abril, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, defendeu a inflação perto da meta de 3%. A meta de inflação para 2024 definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos, podendo oscilar entre 1,5% e 4,5%.

A inflação projetada dentro desse intervalo é um dos fatores que ajudam o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) a reduzir a taxa básica de juros da economia, a Selic.

Geração de emprego e renda

Um reflexo de Selic mais baixa é o estímulo do crescimento econômico e geração de emprego e renda. Na última reunião do Copom, nesta semana, a taxa foi cortada em 0,25 ponto percentual (p.p.), passando para 10,50% ao ano.

“Manter a inflação perto da meta de 3% é essencial para estabilizar a economia e proteger o bolso da população”, escreveu Tebet pelas redes sociais.

O IPCA de abril ficou 0,22 p.p. acima do valor de março (0,16%). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (10/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número foi pouco superior à expectativa do mercado, que esperava uma elevação de 0,35%.

No acumulado em 12 meses até abril, o IPCA ficou em 3,69%, abaixo dos 3,93% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Os especialistas também esperavam um valor menor, de 3,65% para o período.

Sobre o IPCA

O IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, enquanto o INPC, as famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju. O próximo resultado do IPCA, referente a maio, será divulgado em 11 de junho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?