Petrobras anuncia mais uma descoberta no pré-sal da Bacia de Campos

Substância foi identificada em poço exploratório do bloco C-M-477. Área está localizada a 201km da costa do estado do Rio, a 2,9 mil metros

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Imagem de funcionários em plataforma da Petrobras - Metrópoles
1 de 1 Imagem de funcionários em plataforma da Petrobras - Metrópoles - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Petrobras informou, nesta segunda-feira (13/4), que fez uma nova descoberta de hidrocarbonetos nas águas profundas do pré-sal da Bacia de Campos.

A Bacia de Campos é considerada uma das principais do país. Ela está localizada no litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Trata-se do maior complexo petrolífero do Brasil, responsável por grande parte da produção nacional.

O que diz a Petrobras

De acordo com a companhia, a substância foi identificada em um poço exploratório perfurado no setor SC-AP4, no bloco C-M-477. A área está localizada a cerca de 201 quilômetros da costa do estado do Rio, a uma profundidade de 2,984 mil metros.

Segundo a Petrobras, os hidrocarbonetos foram detectados por meio de perfis elétricos, indícios de gás e amostras de fluido coletadas durante o processo de perfuração.

Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogênio, servindo como base da química orgânica. São os principais componentes do petróleo e gás natural, amplamente utilizados como combustíveis e na produção de plásticos, parafinas e solventes.

A estatal informou ainda que o material será encaminhado para análises laboratoriais, que permitirão a caracterização dos fluidos encontrados e, consequentemente, a avaliação do potencial da área.

Atualmente, a Petrobras opera o bloco C-M-477 com uma participação de 70%. A petroleira britânica BP detém os 30% restantes.

Descoberta no fim de março

No fim do mês passado, a Petrobras havia comunicado uma descoberta de petróleo “de excelente qualidade” no campo de Marlim Sul, no pré-sal da Bacia de Campos.

Na ocasião, a presença de petróleo foi identificada no poço exploratório perfurado 3-BRSA-1397-RJS, a 113 quilômetros da costa de Campos dos Goytacazes (RJ), a uma profundidade de 1.178 metros.

O campo de Marlim Sul é 100% operado pela companhia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?