metropoles.com

Microsoft e Meta fazem parceria para oferecer sistema de IA a empresas

Llama 2 é o sistema de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela empresa comandada pelo bilionário Mark Zuckerberg

atualizado

Compartilhar notícia

Omar Marques/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem de celular com logotipo da Meta, dona do Facebook. Ao fundo, imagens relacionadas à inteligência artificial
1 de 1 Imagem de celular com logotipo da Meta, dona do Facebook. Ao fundo, imagens relacionadas à inteligência artificial - Foto: Omar Marques/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

A Microsoft e a Meta, dona de Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciaram, na terça-feira (18/7), uma parceria para oferecer o Llama 2 – um sistema de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela empresa comandada pelo bilionário Mark Zuckerberg.

Trata-se do primeiro grande passo da Meta no mercado de IA, no qual já competem sistemas como o ChatGPT (chatbot criado pela OpenAI) e o Google Bard (que chegou na semana passada ao Brasil).

Segundo o acordo entre Microsoft e Meta, os sistemas de IA serão aplicados nos serviços de nuvem da Microsoft e nas ferramentas do Windows. Também terão acesso ao sistema clientes de outros provedores de tecnologia, como o Amazon Web Services (AWS).

A ferramenta será disponibilizada a empresas e também poderá ser utilizada por pesquisadores. O Llama 2 permitirá que desenvolvedores criem suas próprias ferramentas generativas, tendo esse sistema como base.

Desde fevereiro deste ano, a Meta, de Zuckerberg, vem trabalhando no desenvolvimento de sistemas de IA. A empresa pretende utilizar a IA generativa inserida no ambiente das redes sociais, incluindo Facebook, Instagram e WhatsApp.

De acordo com a big tech, não haverá monetização pela Meta em um primeiro momento. Apesar de o acesso comercial ao Llama 2 ser gratuito, a Microsoft pode cobrar pelo acesso à IA por meio de seus serviços, assim como a AWS e outros provedores que forneçam o sistema.

O Llama foi lançado em fevereiro deste ano e é o modelo de aprendizado de máquina utilizado pela Meta em uma série de aplicações em suas redes sociais. Agora, a companhia decidiu colocar o sistema no mercado, com o objetivo de ampliar sua presença no segmento de IA generativa.

Em nota, Zuckerberg afirmou que o Llama 2 oferece algumas melhorias na arquitetura de dados em relação à primeira versão do modelo. Segundo o CEO da empresa, a Meta coletou mais de 1 milhão de anotações humanas para abastecer e aperfeiçoar o sistema.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?