Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Negócios

Inflação na zona do euro volta a acelerar e fica em 7% em abril

Na base de comparação mensal, índice de preços ao consumidor na zona do euro ficou em 0,7% em abril; resultado veio dentro das projeções

02/05/2023 08:58
iStock
Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, dispostas uma ao lado da outra, tremulando, com um prédio ao fundo - Metrópoles

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro voltou a acelerar e ficou em 0,7% em abril, na comparação com março, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (2/5) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia.

Em relação a abril do ano passado, a inflação foi de 7%. O resultado ficou dentro das projeções do consenso Refinitiv, mas acima dos 6,9% registrados em março. Foi o primeiro avanço da inflação após cinco meses seguidos de desaceleração.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O núcleo de inflação, que não leva em consideração os preços de energia, alimentos e tabaco, ficou em 1% na comparação mensal e 5,6% na comparação anual.

Na base anual, a inflação de alimentos, bebidas e tabaco desacelerou em abril para 13,6% (ante 15,5% em março). Já os preços de energia aceleraram de uma deflação de 0,9% para uma variação positiva de 2,5% no período.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles