Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Negócios

Inflação em São Paulo acelera em dezembro e fecha o ano em 3,83%

Em dezembro, cinco dos sete componentes do IPC-Fipe ganharam força e outras duas categorias arrefeceram em relação ao mês anterior

Repórter de Negócios06/01/2026 10:41
Compartilhar notícia
GettyImages
Imagem colorida, um homem avaliando um produto dentro de um mercado - Metrópoles

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, fechou o mês de dezembro de 2025 em 0,32%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (6/1) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).


O que aconteceu

  • O resultado do mês passado vem depois de a inflação na capital paulista registrar um índice de 0,2% em novembro.
  • Ao longo de 2025, a inflação acumulada na cidade de São Paulo foi de 3,83%.
  • A taxa anual ficou em 3,87%.
  • O indicador veio em linha com o piso das estimativas do mercado, que variavam entre 0,32% e 0,4% em dezembro.

Por segmentos

Em dezembro do ano passado, cinco dos sete componentes do IPC-Fipe ganharam força e outras duas categorias arrefeceram em relação ao mês anterior.

Veja os resultados de cada segmento:

  • Habitação (de -0,34% para 0,1%).
  • Transportes (de 0,78% para 0,93%).
  • Vestuário (de 0,27% para 0,68%).
  • Educação (de 0,05% para 0,04%).
  • Alimentação (de -0,27% para 0,16%).
  • Despesas Pessoais (de 1,94% para 0,92%).
  • Saúde (de -0,37% para 0,02%).

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters