metropoles.com

IGP-M: “inflação do aluguel” cai mais do que o esperado em junho

Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a “inflação do aluguel”, recuou 1,93% em junho, segundo dados divulgados pela FGV

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem de posto de gasolina com tabela de preços da gasolina e do etanol. Carros e motos passam em frente ao posto - Metrópoles
1 de 1 Imagem de posto de gasolina com tabela de preços da gasolina e do etanol. Carros e motos passam em frente ao posto - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a “inflação do aluguel”, recuou 1,93% em junho deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (29/6) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com a deflação registrada neste mês, o indicador acumula queda de 4,46% em 2023 e de 6,86% em 12 meses. Deflação é a queda generalizada de preços de produtos e serviços, de forma contínua.

A retração do IGP-M foi ainda maior do que era esperado pelos analistas. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava recuo de 1,7% em junho. Em maio, o índice havia recuado 1,84%.

Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, a deflação em junho foi impulsionada pela queda dos preços dos combustíveis nas refinarias.

Neste mês, o preço do diesel caiu 13,82% e o da gasolina, 11,69%.

Também houve recuo em preços de algumas commodities agropecuárias, como o milho (-14,85%) e os bovinos (-6,55%).

IGP-M

O IGP-M é conhecido como “inflação do aluguel” porque serve de base para reajustes de diversos contratos, como os de locação de imóveis. Além da análise dos preços ao consumidor, o índice leva em consideração custo dos produtos primários, matérias-primas, preços no atacado e insumos da construção civil.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?