Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Negócios

Inflação do aluguel: IGP-M tem segunda deflação e cai 1,84% em maio

Baixa na inflação pelo IGP-M foi puxada por preços de soja e minério de ferro. Queda em 12 meses é de 4,47%

30/05/2023 14:01, atualizado 30/05/2023 15:57
Getty Images
Cidade da São Paulo

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 1,84% em maio, segundo divulgado nesta terça-feira (30/5) pela Fundação Getúlio Vargas.

O IGP-M, usado para reajuste de contratos de aluguel, continuou no movimento de deflação após queda de 0,95% em abril. A variação de abril havia sido a primeira deflação desde fevereiro de 2018.

  • No acumulado em 12 meses até maio, o índice teve queda de 4,47%.
  • No ano, a queda é de 2,58%.

O IGP-M de maio veio acima das projeções do mercado, cujo consenso apontava deflação menor, de 0,45%.

Queda nas commodities

O resultado foi influenciado por uma queda nos preços das principais commodities. O movimento levou a uma deflação também no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que caiu 2,72% em maio, segundo divulgado pela FGV nesta terça-feira.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
“A deflação registrada no índice ao produtor (-2,72%), a maior de sua série histórica, foi influenciada pela redução dos preços de cinco grandes commodities, que juntas, respondem por aproximadamente 1/4 do peso total do IPA”, disse em nota André Braz, coordenador dos Índices de Preços na FGV.

Pela composição de sua cesta, o IGP-M é um dos índices inflacionários mais usados para refletir preços de commodities e efeitos do dólar. O índice é também conhecido como “inflação do aluguel”, por seu uso no reajuste de contratos.

Minério de ferro cai mais de 13% no IGP-M de maio

No mês, tiveram quedas expressivas o minério de ferro (de -4,41% em abril para -13,26% em maio) e a soja (de -9,34% para -9,40%).

A queda forte no preço do minério de ferro ajuda a puxar para baixo as ações da Vale, que caíam 1,6% na bolsa na manhã desta quinta-feira.

Dos itens de matéria-prima que subiram de preço, um destaque foi o leite in natura, que foi de 1,99% em abril para 3,92% em maio no IGP-M.

No grupo de Bens Intermediários, houve queda menor em maio, de 1,49% (após 1,74% em abril). A deflação menor foi impactada por materiais e componentes para manufatura, que tiveram queda de 0,61%, menor do que a vista em abril, de 1,23%.