metropoles.com

IBGE: setor de bares e restaurantes cresce e ameniza queda em serviços

Setor de bares e restaurantes contribuiu para o crescimento de 0,7% em alimentação fora do lar, contudo serviços caiu -3,1% em janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Pexels
Na foto, uma mesa com várias comidas vista de cima - Metrópoles
1 de 1 Na foto, uma mesa com várias comidas vista de cima - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Pexels

O setor de bares e restaurantes ajudou, mesmo que timidamente, a sustentar o desempenho positivo do segmento de alojamentos e alimentação, que cresceu em janeiro 0,7%, ante alta de 2,8% registrada em dezembro de 2022. Contudo, o resultado apenas ameniza a queda no setor de serviços, que teve o pior resultado da série histórica do indicador, com -3,1%. Os números são apurados desde 2012.

Isso é o que aponta a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de janeiro de 2023, produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada no início desta semana. As refeições fora de casa representam 84% das empresas do segmento de alojamentos e alimentação.

Os números apurados pelo IBGE confirmam os resultados da pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) junto a empresários do setor. Ou seja, o faturamento das empresas neste começo de ano é pior do que o apurado ao fim de 2022.

“O tombo em serviços de um modo geral foi grande, com -3,1% em janeiro. No nosso setor houve alta de 0,7%, este é o copo meio cheio, pois mostra que com todas as dificuldades somos resilientes e estamos contribuindo positivamente de modo expressivo para o resultado”, avalia o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

Em receita nominal, o crescimento no setor foi de 0,3%, contra alta de 0,4% em dezembro.

Pesquisas da Abrasel mostram que o resultado financeiro das empresas também registra piora neste começo de ano, com 30% apresentando prejuízo em fevereiro eram 23% em janeiro, e 19% em dezembro – e outras 36% em equilíbrio, ou seja, sem conseguir lucros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?