metropoles.com

Deutsche Bank: “Não há motivo para preocupação”, diz chanceler alemão

“O sistema bancário está estável na Europa”, afirmou o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, sobre as preocupações em relação ao Deutsche Bank

atualizado

Compartilhar notícia

Pier Marco Tacca/Getty Images
European Union Council Meeting
1 de 1 European Union Council Meeting - Foto: Pier Marco Tacca/Getty Images

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, tentou tranquilizar o mercado financeiro nesta sexta-feira (24/3), dia marcado pela queda dos principais índices das bolsas de valores na Europa, em meio ao temor sobre a situação do Deutsche Bank, o maior banco do país.

Após uma reunião em Bruxelas com outros líderes da União Europeia (UE), Scholz garantiu que o Deutsche Bank não corre maiores riscos e se tornou “muito lucrativo” após modernizar e diversificar seus negócios.

“Não há motivo para preocupação. O sistema bancário está estável na Europa”, afirmou o chanceler.

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, endossou as palavras do colega alemão. “No geral, acho que estamos em boa forma”, disse. O premiê da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, por sua vez, também classificou o sistema bancário europeu como “estável e robusto”.

Os swaps de default de crédito (CDS, na sigla em inglês) do Deutsche Bank – um tipo de seguro para os detentores de títulos de uma empresa que protege contra a inadimplência – atingiram o nível mais alto em quatro anos, em 173 pontos-base, na noite de quinta-feira (23/3). Perto do horário de fechamento das bolsas na Europa, nesta sexta, o CDS do Deutsche Bank operava em 208 pontos-base.

O CDS serve para dar segurança em operações de crédito contra um possível calote. A alta expressiva do CDS do banco alemão, em um intervalo de tempo tão curto, indica que os investidores estão muito preocupados com o sistema bancário.

As ações do Deutsche Bank encerraram o pregão com um tombo de quase 9%, depois de terem recuado até 14% durante a sessão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?