metropoles.com

Copom corta juros em 0,50 ponto percentual, para 13,25% ao ano

Última redução da taxa ocorreu há três anos; Selic permanecia em 13,75% desde agosto de 2022; Campos Neto votou por 0,50 pp

atualizado

Compartilhar notícia

Raphael Ribeiro/BCB
imagem colorida integrantes do Copom reunidos para decidir corte da Selic com presença de Galípolo e Aquino - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida integrantes do Copom reunidos para decidir corte da Selic com presença de Galípolo e Aquino - Metrópoles - Foto: Raphael Ribeiro/BCB

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), reduziu em 0,50 ponto percentual os juros básicos do país, a Selic, nesta quarta-feira (2/8). Com isso, a nova taxa passa de 13,75% para 13,25% ao ano. Esse foi o primeiro corte de juros promovido pelo órgão desde agosto de 2020, há três anos, portanto.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, surpreendeu e votou por uma redução de 0,50 ponto percentual da taxa. Ele acabou exercendo o voto de desempate. Também votaram pela redução de 0,50 os seguintes membros do Comitê: Ailton de Aquino Santos, Carolina de Assis Barros, Gabriel Muricca Galípolo, indicado por Lula, e Otávio Ribeiro Damaso. Votaram por um corte de 0,25 ponto percentual Diogo Abry Guillen, Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, Maurício Costa de Moura e Renato Dias de Brito Gomes.

A redução ficou acima das projeções dos agentes econômicos. Foi isso o que mostrou uma pesquisa com 112 integrantes do mercado financeiro, realizada pela corretora independente BGC Liquidez, divulgada nesta quarta pelo Metrópoles.

Do total de entrevistados, 59% previam um recuo de 0,25 ponto porcentual da Selic. Outros 39% acreditavam numa queda de 0,50 ponto percentual.

Em novembro de 1997, ou seja, há quase 26 anos, os juros básicos atingiram 1% no Brasil. Desde então, o ponto mais baixo foi alcançado em agosto de 2020, quando eles foram fixados em 2% ao ano. A taxa ficou nesse patamar até março de 2021, já na pandemia, quando começou a subir.

Em agosto de 2022, a Selic atingiu 13,75%. O percentual foi mantido nas sete reuniões seguintes do Copom, provocando a ira de Lula. Para boa parte dos analistas econômicos, a redução desta quarta-feira marca o início de um ciclo de baixa da taxa de juros no país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?

Notificações