metropoles.com

Carf derruba multa de R$ 140 bilhões contra Ambev

Decisão foi unânime e pode abrir precedente para novos julgamentos a favor de empresas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Fábricada Ambev
1 de 1 Fábricada Ambev - Foto: Divulgação

Em decisão unânime, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) recusou uma multa de R$ 140 milhões aplicada contra a Ambev, por descumprimento de uma obrigação acessória no preenchimento de um documento fiscal. Os conselheiros do Carf consideraram que a penalidade em questão só poderia ser aplicada em caso de erro ou omissão de informações, mas não quando há divergência de interpretação entre Receita Federal e empresa sobre pagamento de tributo.

Não há precedente nesse tipo de decisão. O julgamento foi realizado pela 1ª turma da 2ª câmara da 3ª seção do Carf, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. O relator do caso foi o conselheiro Flávio Machado Vilhena Dias, representante dos contribuintes.

A Receita Federal multou a Ambev por entender que seria incorreto compensar estimativas mensais devidas pelo contribuinte, na opção de apuração pelo lucro real, com Imposto de Renda pago no exterior entre 2016 e 2017. Para a fiscalização, declarar essas informações na Escrituração Fiscal Contábil (ECF) seria errado e passível de sanção. A penalidade aplicada nesse caso é de 3% sobre valor de imposto omitido, inexato ou incorreto prestado na declaração.

Entre outros pontos, a Ambev argumentou que não há orientação expressa da Receita Federal contra a maneira como a ECF foi preenchida. Observou ainda que o órgão considerou incorreta a compensação e não o preenchimento do documento fiscal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?