metropoles.com

Bolsa chinesa cai com previsão fraca para PIB

Governo do país asiático estima que país crescerá 5%, em 2023. No ano passado, avanço foi de 3%, um dos piores resultados desde 1976

atualizado

Compartilhar notícia

Kevin Frayer/Getty Images
imagem colorida china
1 de 1 imagem colorida china - Foto: Kevin Frayer/Getty Images

O governo da China divulgou neste domingo (5/3) ter estabelecido uma meta de crescimento de cerca de 5% para o país, em 2023. A economia chinesa teve em 2022 um de seus desempenhos mais fracos em quase cinco décadas, com o Produto Interno Bruto (PIB) avançando 3%. Excluindo a expansão de 2,2% após o golpe inicial da Covid-19, em 2020, esse foi o pior resultado desde 1976.

Com a divulgação da estimativa, as bolsas de valores da China caíram nesta segunda-feira (6/3). O índice que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, por exemplo, recuou 0,5%.

No domingo, a meta foi anunciada pelo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, em sessão do Congresso Nacional do Povo, evento legislativo anual. Segundo a agência Reuters, o premiê enfatizou a necessidade de estabilidade econômica e de expandir o consumo. Ele estabeleceu ainda o objetivo de criar cerca de 12 milhões de empregos em 2023.

Em 2022, o resultado fraco do PIB chinês foi, segundo analistas, consequência da pressão por três anos das restrições impostas pela Covid-19. Isso além da crise no setor imobiliário e do enfraquecimento da demanda por exportações do país.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?