metropoles.com

Bank of America sobe projeção do PIB brasileiro para 3% em 2023

Um dos principais bancos dos Estados Unidos agora afirma que o PIB brasileiro deve avançar 3% neste ano, ante 2,3% da projeção anterior

atualizado

Compartilhar notícia

Eduardo Munoz Alvarez/VIEWpress
Imagem colorida de caixa eletrônico do Bank of America, com duas máquinas e, ao lado, um homem fazendo anotações sobre uma bancada - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de caixa eletrônico do Bank of America, com duas máquinas e, ao lado, um homem fazendo anotações sobre uma bancada - Metrópoles - Foto: Eduardo Munoz Alvarez/VIEWpress

O Bank of America (BofA), um dos maiores dos Estados Unidos, é mais uma instituição financeira a elevar sua estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023.

De acordo com um relatório divulgado na segunda-feira (28/8), a economia brasileira deve fechar este ano registrando uma expansão de 3%. A última projeção do BofA era que o país cresceria 2,3%.

“Embora pouco tenhamos mudado nossa visão sobre o consumo privado, a força do mercado de trabalho continua a nos surpreender pelo lado positivo. Tal resiliência tem dado apoio à mudança das preferências do consumidor em direção aos serviços desde a pandemia”, diz o relatório do banco, assinado pelos economistas David Baker e Natasha Perez.

Segundo o banco americano, a economia do Brasil mostrou resiliência no segundo trimestre, ao contrário do que muitos analistas esperavam, após a alta de 1,9% do PIB do país nos três primeiros meses do ano.

“Tudo somado, esperamos que o crescimento deve desacelerar em relação ao primeiro trimestre, mas ainda apontar alta de 0,8% no período, com melhora da sua composição”, afirma o BofA.

Nesta semana, as atenções do mercado financeiro estão voltadas ao resultado do PIB brasileiro no segundo trimestre. Depois de um crescimento acima do esperado entre janeiro e março, a maioria dos analistas espera um resultado bem mais tímido entre abril e junho.

Segundo o consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, o PIB do Brasil deve registrar alta de 0,3% no segundo trimestre, na comparação com os três meses anteriores.

De acordo com a última edição do Relatório Focus, do Banco Central (BC), divulgada na segunda-feira, o PIB brasileiro deve fechar 2023 com alta de 2,31%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?