metropoles.com

Associação de comércio de SP pede ao governo volta do horário de verão

Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai formalizar pedido ao Ministério de Minas e Energia e ao gabinete da Presidência da República

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil/Arquivo
Imagem colorida de relógio para o horário de verão
1 de 1 Imagem colorida de relógio para o horário de verão - Foto: Agência Brasil/Arquivo

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) decidiu pedir ao governo federal que retome o horário brasileiro de verão a partir de 2024.

O pedido formal deve ser encaminhado ao Ministério de Minas e Energia e ao gabinete da Presidência da República.

O horário de verão foi suspenso em 2019, primeiro ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele é adotado em vários países e tem com um dos principais objetivos a economia de energia.

Com a mudança no relógio, a maior parte do tempo ativo das pessoas ocorreria antes do pôr do sol, o que levaria, em tese, a um menor consumo de eletricidade.

Economia e segurança

Segundo a ACSP, a retomada do horário de verão é importante para impulsionar a economia brasileira, beneficiando consumidores e empresas.

“Com a possibilidade de aproveitar o horário estendido de luz natural, o turismo também é beneficiado. O setor hoteleiro e de entretenimento pode experimentar um aumento na demanda, gerando mais empregos e impulsionando a economia regional”, afirma o presidente da ACSP, Roberto Matheus Ordine.

Ainda de acordo com a entidade, com mais tempo de iluminação natural, as ruas se tornam mais seguras, o que poderia reduzir o número de acidentes e a incidência de crimes.

Governo não se anima com a ideia

Em setembro, o Ministério de Minas e Energia informou que o país não tem mais a necessidade de adotar o horário de verão.

“Em virtude do planejamento seguro implantado pelo ministério desde os primeiros meses do governo, os dados não apontam, até o momento, para nenhuma necessidade de implementação do horário de verão”, afirmou a pasta, na ocasião.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?