metropoles.com

Associação de bares e restaurantes pede volta do horário de verão

De acordo com a Abrasel, o retorno do horário de verão no país traria benefícios “ao setor de bares e restaurantes e a toda a economia”

atualizado

Compartilhar notícia

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Bares e restaurantes do DF reabriram no dia 15 de julho
1 de 1 Bares e restaurantes do DF reabriram no dia 15 de julho - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) encaminhou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao ministro do Turismo, Celso Sabino, pedindo a retomada do horário de verão no Brasil, suspenso em 2019.

De acordo com a Abrasel, o retorno do horário de verão no país traria uma série de benefícios “ao setor de bares e restaurantes e a toda a economia”.

“Adotado com sucesso em outras partes do mundo, como na União Europeia e nos Estados Unidos, o horário de verão também traria à população brasileira uma sinalização clara da necessidade de economizar energia e repensar hábitos, aspecto importante para as gerações futuras”, diz a Abrasel.

A associação afirma, ainda, que a adoção do horário de verão “gera impacto direto no faturamento dos bares e restaurantes, com crescimento no faturamento entre 10% e 15%”.

“No momento em que o setor ainda se recupera dos prejuízos causados pela pandemia, a implementação da medida beneficiaria um setor que gera renda direta para mais de 7 milhões de brasileiros e tem cerca de 1,5 milhão de empreendimentos no país”, diz a entidade, em nota publicada em seu site.

“O retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias, o que favorece o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de um modo geral”, afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

“Além disso, seria favorável para todo o país. Afinal, contribui para a economia de energia e reduz custos operacionais nas empresas, mesmo que não estejamos no momento com risco de desabastecimento”, completa Solmucci.

Governo descarta volta do horário de verão

Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia informou que, neste momento, o país não tem necessidade de retomar o horário de verão.

“Em virtude do planejamento seguro implantado pelo ministério desde os primeiros meses do governo, os dados não apontam, até o momento, para nenhuma necessidade de implementação do horário de verão”, afirmou a pasta.

O horário de verão é adotado em vários países e tem com um dos principais objetivos a economia de energia. Com a mudança no relógio, a maior parte do tempo ativo das pessoas ocorreria antes do pôr do sol, o que levaria, em tese, a um menor consumo de eletricidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?