metropoles.com

Aprovado na Câmara, marco fiscal é desconhecido por 77% da população

Segundo levantamento do Paraná Pesquisas, apenas 5,9% dizem conhecer bem o projeto do marco fiscal; 77,5% veem juros como problema no país

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução Agência Câmara
Câmara dos Deputados / Metrópoles
1 de 1 Câmara dos Deputados / Metrópoles - Foto: Reprodução Agência Câmara

O projeto do novo marco fiscal, que deve substituir o teto de gastos e cujo texto-base foi aprovado na noite de terça-feira (23/5) pela Câmara dos Deputados, é ignorado pela grande maioria da população brasileira. É o que mostra um levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas.

De acordo com a sondagem, 76,9% dos entrevistados dizem que não conhecem ou nunca ouviram falar da proposta apresentada pela equipe econômica do governo, que passou no primeiro teste no Congresso Nacional.

Somente 23,1% dizem conhecer o marco fiscal: 17,2% apenas “ouviram falar” no projeto, enquanto 5,9% afirmam conhecer bem a proposta. O texto recebeu 372 votos favoráveis no plenário da Câmara e foi rejeitado por 108 deputados.

Os destaques à proposta devem ser votados nesta quarta-feira (24/5), novamente na Câmara, e depois o projeto será encaminhado para o Senado.

Taxa de juros

O Paraná Pesquisas também perguntou aos entrevistados o que achavam da taxa básica de juros (Selic), atualmente em 13,75% ao ano.

Questionados se os juros eram um problema para a economia brasileira, 77,5% disseram que sim. Para 46,2%, os juros são “um problema”, enquanto 31,3% disseram se tratar de um “grande problema”.

Para 8,6% dos entrevistados, os juros a 13,75% ao ano não são um problema para a economia, enquanto 13,9% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também perguntou se a situação financeira melhoraria com uma eventual redução da taxa de juros. Segundo 71% dos entrevistados, a resposta é positiva. Para 19,3%, a situação permaneceria a mesma, enquanto 3,2% disseram que pioraria e 6,5% não souberam ou não responderam.

A pesquisa

O Paraná Pesquisa entrevistou 2.023 pessoas de 16 anos ou mais em 164 cidades dos 26 estados do país e mais o Distrito Federal. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 21 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?

Notificações