Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Negócios

Após dados de desemprego, Haddad prevê 4º tri "melhor que o esperado"

"Tem gente já projetando uma taxa de desemprego de 7,5% para o fim do ano", disse o ministro Fernando Haddad ao comentar dados do IBGE

29/09/2023 13:20, atualizado 29/09/2023 15:29
Washington Costa/MF
Imagem colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva de imprensa - Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou como “bons” os dados de desemprego no Brasil divulgados nesta sexta-feira (29/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o desemprego recuou para 7,8% em agosto, ante 7,9% em julho. Trata-se do menor índice desde fevereiro de 2015.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A população desocupada (8,4 milhões) recuou tanto na comparação trimestral (-5,9%) quanto na anual (-13,2%). Já a população ocupada (99,7 milhões) cresceu 1,3% em relação ao trimestre anterior e 0,6%, na comparação com o mesmo período de 2022.

“Os dados do mercado de trabalho vieram bons. Já é um dos melhores indicadores nos últimos anos. Tem gente já projetando uma taxa de desemprego de 7,5% para o fim do ano. Tudo isso ajuda, gera um ciclo virtuoso”, afirmou Haddad em entrevista coletiva no escritório do Ministério da Fazenda em São Paulo.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Segundo o ministro, a queda do desemprego é apenas mais um dos itens que compõem um cenário econômico mais favorável para o fim deste ano.

“Tudo isso pode nos permitir imaginar um quarto trimestre melhor do que o esperado. Que o último trimestre do ano possa resolver a vida de muitas famílias”, disse Haddad.