metropoles.com

Haddad: governo projeta crescimento do PIB acima de 3% em 2023

Ministro da Fazenda, Haddad reagiu à projeção do Banco Central, que elevou a expectativa de crescimento da economia de 2% para 2,9%

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Economia, Fernando Haddad, é entrevistado no estúdio do Metrópoles
1 de 1 Ministro da Economia, Fernando Haddad, é entrevistado no estúdio do Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (28/9) que o governo federal prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país acima de 3% para 2023. O titular da pasta comentou a projeção de crescimento da economia do Banco Central (BC), que aumentou de 2% para 2,9%.

“E deve subir um pouquinho mais, eu acredito. A nossa projeção já está superior a 3%. Cada um tem uma metodologia, mas está tudo convergindo para a mesma coisa”, declarou o ministro.

Segundo Haddad, “se você considerar as divergências do começo do ano, um dizia que ia ter recessão, outro dizia que ia crescer 1 [%], outro dizia que ia crescer 2 [%]. E todo mundo estava errado, porque vai crescer 3 [%]”, seguiu.

O titular da Fazenda explicou que o governo também espera que o Congresso Nacional aprove projetos da área econômica, como o programa Desenrola, voltado para a renegociação de dívidas, o marco de garantias e a tributação de fundos exclusivos.

“A nossa estimativa hoje já está um pouquinho acima de três. Mas eu acredito que, sobretudo se a gente votar esses projetos, podemos ter um quarto trimestre bom, e fechar com expectativa melhor”.

Projeção de Haddad após relatório do BC

O Banco Central (BC) elevou sua projeção para o crescimento da economia brasileira em 2023, de acordo com o Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira (28/9) pela autoridade monetária.

De acordo com o BC, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve encerrar este ano com alta de 2,9%, ante 2% da última estimativa.

A revisão decorre da elevada surpresa positiva no segundo trimestre e, em menor medida, de previsões ligeiramente mais favoráveis para a evolução da indústria, de serviços e do consumo das famílias no segundo semestre”, diz o relatório do BC.

A nova estimativa da autoridade monetária está em linha com as projeções do mercado financeiro. Segundo a última edição do Relatório Focus, divulgada no início da semana, o PIB do país deve ter crescimento de 2,92% em 2023.

Para 2024, o BC estima que a economia brasileira deve avançar 1,8%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?