Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Negócios

Americanas: fraudes ocorreram a "possível mando de acionistas", diz defesa de ex-executivo

Afirmação foi feita em nota divulgada pelo escritório Moraes Pitombo Advogados, que representa o ex-diretor José Timotheo de Barros

15/08/2023 22:19
Igo Estrela/Metrópoles
Homem passa por fachada da loja Americanas em brasília - Metrópoles

Em nota divulgada na noite desta terça-feira (15/8), a defesa do ex-executivo da Americanas José Timotheo de Barros afirmou que as “confissões” assim como a “prática” de eventuais fraudes na Americanas podem ter sido feitas a”mando dos acionistas” da empresa. Em relação às “confissões” o texto se refere à delação premiada, atribuída aos ex-diretores da companhia, Flavia Carneiro e Marcelo Nunes.

Diz a nota, assinada pelo escritório Moraes Pitombo Advogados: “Diante da veiculação de notícias de que dois ex-diretores da Americanas teriam feito colaboração processual, a defesa de José Timotheo de Barros manifesta surpresa ao saber que ambos os diretores praticaram e confessaram fraudes, a possível mando de acionistas”.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A seguir, o texto acrescenta: “Se verdadeiras as confissões, acredita-se que os demais diretores não continuarão a sofrer a quantidade de imputações injustas em razão dos esclarecimentos de ilícitos do passado recente da companhia, inclusive”.

Delação

Na tarde desta terça, o procurador José Maria de Castro Panoeiro, do Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro, disse, em sessão na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura a fraude contábil de R$ 20 bilhões da varejista, que o MPF negociava um acordo de delação com ex-integrantes da cúpula das Americanas.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Na sequência, nota publicada na coluna do jornalista Lauro Jardim, em “O Globo”, afirmou que os acordos haviam sido firmados pelos ex-diretores Flavia Carneiro e Marcelo Nunes. Ambos os compromissos já teriam sido homologados pela Justiça.

Fato relevante

Em fato relevante divulgado em 11 de junho, a Americanas infformou que um grupo de sete ex-executivos da empresa havia participado da fraude. Na lista, constavam os nomes de José Timotheo de Barros, que era responsável pelas lojas físicas, logística e tecnologia da rede, Flavia Carneiro e Marcelo Nunes, entre outros.