Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Negócios

Ações da Vale sustentam alta da Bolsa, apesar de fala de Lula

A Bolsa de Valores encerrou o dia em alta de 0,7%, influenciada pela valorização de 1% da Vale; discurso de Lula traz preocupação fiscal

Bianca Alvarenga18/01/2023 19:08
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Fábio Vieira/Metrópoles
Bolsa de valores sao paulo b3 queda

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, encerrou a quarta-feira (18/1) em alta de 0,71%, aos 112.228 pontos. Apesar de ser um resultado positivo, a Bolsa chegou a subir 1,7%, mas perdeu fôlego ao longo do dia.

A Vale, ação de maior peso no índice, avançou 1,3%, beneficiada por uma valorização do preço do minério de ferro na China. A alta na cotação aumenta o potencial de receita da mineradora com exportações.

O bom desempenho das ações da Vale sustentaram o resultado do Ibovespa, que nadou na contramão dos índices de mercado do exterior. Nos Estados Unidos, números mais fracos da atividade econômica levaram a uma queda nas bolsas locais.

Outro fator que influenciou o humor do investidor estrangeiro foi o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a sindicalistas no Palácio do Planalto.

Após o encontro, no início da tarde, Lula disse que aumentará o salário mínimo acima da inflação.

“Já provamos que é possível aumentar o salário mínimo acima da inflação. O salário mínimo é a melhor forma de fazermos distribuição de renda neste país”, afirmou o petista.

A fala trouxe preocupações em relação ao impacto que o aumento do salário mínimo tem sobre o orçamento federal, que já está comprimido. Como diversos benefícios previdenciários e sociais são atrelados ao valor do mínimo, todo reajuste implica em um aumento de despesas para o governo.

Bancos

Depois de experimentarem dias de muita volatilidade, em virtude da crise desencadeada na Americanas, as ações dos maiores bancos brasileiros registraram alta na Bolsa de Valores.

O papel de destaque é o do BTG Pactual, que avançou quase 3%.

Em liminar concedida nesta tarde, o banco conseguiu reverter uma decisão judicial que protegia a Americanas da execução de uma dívida de R$ 1,2 bilhão.

Além do BTG, as ações do Santander, Itaú e Bradesco negociadas na Bolsa aceleraram ganhos e encerraram o pregão com valorização de cerca de 2%.

A Americanas encerrou o dia com queda de 8%, no pior desempenho entre as ações do Ibovespa. Desde que o problema contábil foi revelado, na quarta-feira passada (11/1), a varejista acumula queda de mais de 80% na Bolsa.

Dólar

Após uma manhã que parecia indicar um movimento de queda ao longo do dia, o dólar inverteu a tendência à tarde e fechou esta quarta-feira (18/1) em alta de 1,12%.

moeda americana terminou o dia negociada a R$ 5,163.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters