metropoles.com

Xi Jinping se encontra com Putin na Rússia em meio a tensões com EUA

O presidente chinês, Xi Jinping, desembarcou na Rússia nesta segunda-feira (20/3) para uma visita de Estado que deve durar dois dias

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Presidente russo, Vladimir Putin e o presidente da China, Xi Jinping apertam as mãos em evento. Ao fundo estão as bandeiras russa e chinesa - Metrópoles
1 de 1 Presidente russo, Vladimir Putin e o presidente da China, Xi Jinping apertam as mãos em evento. Ao fundo estão as bandeiras russa e chinesa - Metrópoles - Foto: GettyImages

O presidente da China, Xi Jinping, chegou nesta segunda-feira (20/3) à Rússia para uma agenda de dois dias no país e, na oportunidade, deve se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin. O encontro ocorre em meio ao aumento das tensões entre China e Estados Unidos. O Ocidente tem acusado o país de fornecer armamento ao Exército russo na guerra da Ucrânia.

Esta é a primeira visita de Xi Jinping à Rússia após o início do conflito na Ucrânia, mas os dois já se encontraram mais de 40 vezes nos últimos anos e têm sinalizado uma parceria na área de defesa. Após o encontro a portas fechadas, eles deverão fornecer uma entrevista coletiva à imprensa.

Segundo comunicado do Kremlin, os dois líderes discutirão questões atuais relativas ao desenvolvimento da parceria abrangente e da cooperação estratégica entre a Rússia e a China.

“Vladimir Putin e Xi Jinping também trocarão pontos de vista no contexto do aprofundamento da cooperação Rússia-China na arena internacional”, diz o comunicado. “Vários documentos bilaterais importantes serão assinados.”

Em artigo publicado no jornal estatal russo, Putin escreveu ter grandes expectativas para as próximas conversas com o líder chinês, a quem chamou de “bom e velho amigo”.

“Não temos dúvidas de que darão um novo e poderoso impulso à nossa cooperação bilateral em sua totalidade. Esta é também uma grande oportunidade para me encontrar com meu bom e velho amigo com quem mantemos um relacionamento caloroso”, afirmou o presidente russo.

No fim de semana, Putin fez sua primeira visita a uma cidade ucraniana desde o início da invasão do país, há pouco mais de um ano. As agências estatais de comunicação da Rússia reportaram que Putin visitou Mariupol, que fica na região de Donetsk e foi pesadamente bombardeada pelos russos no início da guerra.

Ordem de prisão por crimes de guerra

A visita de Putin a territórios ocupados na Ucrânia ocorreu dois dias após a Corte Penal Internacional, em Haia, emitir uma ordem de prisão contra o presidente russo, acusado de crimes de guerra.

“Há motivos razoáveis para acreditar que o sr. Putin tem responsabilidade criminal individual pelos crimes mencionados”, alegou o Tribunal de Haia em comunicado.

Após o anúncio, a Rússia disse não reconhecer a jurisdição do Tribunal de Haia e afirmou que não extradita seus cidadãos.

“As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm significado para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico”, escreveu a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em comunicado divulgado no Telegram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?