Vídeo: avião gigante Antonov faz aterrisagem de emergência na Rússia

Com capacidade para carregar até 150 toneladas, aeronave chegou a derrapar na pista de pouso e teve partes destruídas

atualizado 14/11/2020 8:23

Avião Antonov faz pouso forçado na RússiaReprodução/YouTube

Um susto que poderia se transformar em tragédia. O pouco de emergência de um Antonov na Rússia trouxe preocupação para as equipes de resgate no aeroporto de Tolmachevo. Uma das maiores aeronaves do mundo teve problemas no motor, fez a aterrisagem de risco, atingiu um depósito e teve partes destruídas após o impacto na pista.

O acidente aconteceu nessa sexta-feira (13/11). O avião, um Antonovo An-124 Ruslan capaz de transportar 150 toneladas, saiu do aeroporto de Novosibirsk, na Sibéria, mas teve que pedir uma descida rápida por causa de problemas. Ao tocar o solo, derrapou para fora do local de pouso.

Veja o vídeo:

De acordo com o jornal Daily Mail, o avião tinha 14 tripulantes, mas eles não sofreram nenhum machucado. No entanto, a descida forçada causou danos à roda dianteira e à asa esquerda. Uma parte de um motor bateu no telhado de um armazém perto do aeroporto. Milagrosamente, não houve mortes.

Segundo testemunhas, havia fumaça em um dos motores. “Nosso segundo motor explodiu, a energia foi cortada e voltamos ao aeroporto”, detalhou Evgeny Solovyov, capitão da aeronave. De acordo com ele, o empuxo reverso não funcionou e, por isso, na aterrisagem, a aeronave derrapou e saiu da pista.

Uma pessoa que estava próxima do local disse à agência de notícias NGS que os motores começaram a soltar fumaça. “Houve um estouro e um fragmento das lâminas do motor caiu no depósito”, afirmou.

O Comitê de Investigação de Transporte da Rússia vai investigar o caso. Ainda não se sabe o que havia como carga no avião, mas o destino era Viena, na Áustria.

Últimas notícias